Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada

10/05/2013

Autor: -

A Secretaria Municipal Saúde prorrogou, por indicação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 24 de maio. Até o momento, foram imunizadas em Campinas, 129,339 mil pessoas (66%), dos 195 mil do grupo prioritário, que é composto por pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto), índios e trabalhadores da saúde. A meta da campanha é vacinar 80% dessa população.

Ainda faltam 71.661 pessoas para serem vacinadas dentro do grupo prioritário. Além deste grupo, o Ministério da Saúde indica que portadores de doenças crônicas também devem se vacinar. Deste grupo, cerca de 31 mil pessoas já foram imunizadas. Dentro da população vacinada a menor cobertura aparece no grupo de gestantes, com 55% de imunizações, o que corresponde a apenas 6.095 mulheres gestantes imunizadas, de um total de 11.076.

Os grupos prioritários são os que mais correm riscos com a doença. Ao se infectarem com o vírus da gripe, podem sofrer com o desenvolvimento de outras infecções mais graves. A imunização dessa população causa impacto na diminuição das internações hospitalares e proliferação de quadros gripais.

Para receber a vacina é preciso, apenas, se dirigir a um dos 63 Centros de Saúde com um documento de identidade ou a carteira de vacinação. Doentes crônicos, como diabéticos, hipertensos, transplantados, portadores de doenças respiratórias e no rim devem levar também um atestado médico.

Volta ao índice de notícias