Campanha da Vacinação contra a gripe é prorrogada até 8 de junho

31/05/2012

Autor: Diego Geraldo

A Secretaria Municipal de Saúde estenderá até o dia 8 de junho a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Campinas. A ampliação do prazo foi determinado na cidade por causa da baixa adesão. "Ainda temos cerca de 70 mil pessoas que podem ser vacinadas e temos que melhorar a cobertura", alertou a enfermeira sanitarista da Coordenação da Vigilância em Saúde (Covisa), Maria do Carmo Ferreira.

Em Campinas, até o dia 30 de maio, 115.553 pessoas foram vacinadas. O número corresponde a 62,38% das 185.237 que devem ser imunizadas. A meta é chegar a 80% desta população. Receberam a vacina 82.787 pessoas com mais de 60 anos, 12.910 trabalhadores da saúde, 13.619 crianças e 6.237 gestantes.

Mesmo com a prorrogação do prazo, o ideal é vacinar o quanto antes. O alerta foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no programa de rádio da Pasta. "O fundamental é que as pessoas se vacinem até o dia 1º de junho porque, quando se toma a vacina, demora de dez a 15 dias para se estar totalmente protegido contra a gripe. Portanto, se vacinar nesta data permite que você esteja protegido no momento em que o inverno é mais rigoroso e em que a transmissão da gripe aumenta", explicou.

De acordo com o Ministério, a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações hospitalares por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos que moram em abrigos, a vacina reduz os riscos de pneumonia em cerca de 60%, de hospitalização pela metade e de morte em quase 70%.

Estão no grupo que deve ser vacinados, o prioritário, formado pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses a menores de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos como diabéticos. Neste grupo são maiores os riscos com a doença, pois, ao se infectarem com o vírus da gripe, sofrem com o desenvolvimento de outras infecções mais graves.

A vacina é trivalente, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias.

Volta ao índice de notícias