Saúde prorroga vacinação contra influenza até a próxima sexta-feira

23/05/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Influenza até a próxima sexta-feira, 27 de maio. Portanto, pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes em qualquer período gestacional e profissionais dos serviços de saúde que ainda não tomaram a dose devem procurar um dos 63 Centros de Saúde do município. Informações sobre horário de funcionamento de cada unidade podem ser obtidas pelos telefones 156, da Prefeitura, ou pelo 160, número do Disque-Saúde.

A campanha, iniciada em 25 de abril, terminaria dia 13 de maio em todo País, mas foi prorrogada no Estado de São Paulo até dia 20. Agora, a Secretaria Estadual de Saúde indicou que a estratégia prossiga nas cidades que ainda não atingiram a meta de imunizar pelo menos 80% de cada segmento contemplado.

Em Campinas, até a última quinta-feira, 124 mil campineiros haviam sido vacinados, segundo balanço da Vigilância em Saúde (Visa). Entre os grupos definidos para a vacinação deste ano, as gestantes ainda apresentam menor adesão, com 7.153 mulheres grávidas vacinadas, o que significa cobertura de 56,6%.

O balanço aponta, ainda, que entre as pessoas com 60 anos ou mais foram imunizados 86.033 mil, ou 67,3%%. Também tomaram uma dose da vacina 17.119 mil crianças de seis meses a menores de dois anos, o que representa cobertura de 79%. Em relação aos trabalhadores dos serviços de saúde, foram vacinados 14.435 ou 79,6%.

“As pessoas que ainda não foram aos centros de saúde devem aproveitar a prorrogação da campanha e tomar a dose contra a gripe. A vacina é segura e a imunização dos grupos prioritários é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção contra a doença, suas complicações e óbitos”, diz o secretário municipal de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

A dose oferece proteção contra os três sorotipos da gripe que estão em circulação. Desta forma, a vacina deste ano contém anticorpos contra H1N1 e contra um vírus do tipo A e um do tipo B. Durante a estratégia, também serão oferecidas doses contra a difteria e o tétano, para idosos ainda não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; e contra pneumococo, para grupos de risco elevado.

Por isso, quem tiver, deve levar a carteira de vacinas já que, na oportunidade, também é possível atualizar as doses em atraso. No entanto, a falta do documento não impede a pessoa de tomar a dose contra a gripe.

A vacinação também vale para pessoas com doenças crônicas, mas é preciso um documento com indicação médica. Para as crianças são necessárias duas doses da vacina. A segunda deve ser tomada com intervalo de 30 dias após a primeira.