Vacinação contra a gripe comum e contra a H1N1 termina sexta-feira, dia 21 de maio

18/05/2010

Autor: Denize Assis

Na próxima sexta-feira, 21 de maio, terminam as Campanhas de Vacinação contra a gripe H1N1 e contra a gripe sazonal ou gripe comum. Até lá, todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação contra a nova gripe – gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da epidemia, adultos de 20 a 39 anos, portadores de doenças crônicas e população carcerária – e todas as pessoas com 60 anos ou mais devem tomar a sua dose.

As vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde de Campinas. Quem tiver, deve levar a carteira de vacinação. As pessoas dos grupos prioritários devem apresentar documento de comprovação de idade ou, no caso dos crônicos, receita ou atestado com data dos últimos seis meses.

Até o momento, com exceção das gestantes e das pessoas de 30 a 39 anos, em todos os grupos prioritários Campinas já atingiu a meta contra a H1N1, de vacinar pelo menos 80% do público-alvo. Para facilitar o acesso da população, a vacinação ocorreu por etapas. O último grupo a ser contemplado é o das pessoas entre 30 a 39 anos. Para eles a imunização teve início dia 10 de maio.

Entre as pessoas dos grupos prioritários da população carcerária, a vacinação teve início esta semana. A expectativa é que 3,5 mil sejam vacinados nas unidades prisionais – CDP, CPP e penitenciária feminina de Campinas.

A meta em Campinas é vacinar contra a gripe H1N1 pelo menos 80% dos 550 mil habitantes incluídos entre os grupos prioritários.

Internações. Em 2010, no Brasil, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%. Em Campinas, este ano, foram notificados apenas dois casos da nova gripe, um deles em gestantes. As duas pessoas se recuperaram bem.

No ano passado, de 2.051 óbitos registrados no País, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). E, finalmente, os adultos entre 30 e 39 anos, que representam a maior parcela de mortes – 22% do total. Do total de óbitos de 2009, 17 ocorreram em Campinas.

Gripe sazonal. Em relação à gripe sazonal, os idosos que ainda não tomaram sua dose devem comparecer a um Centro de Saúde próximo.

A vacina é um dos meios de prevenir a gripe comum e suas complicações na população acima de 60 anos, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, mortes e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Na população idosa as complicações mais freqüentes são as pneumonias, podendo acentuar doenças crônicas.

Desde 1999, o Brasil – Campinas desde 1998 - realiza campanha para a população de 60 anos e mais, entre os meses de abril e maio. Por ser a estação que antecede o inverno, época em que ocorre a maior incidência da doença e um maior número de internações pela gripe. O organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença nos dois meses após a vacinação, o que coincide com o inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Assim, a vacinação no outono assegura maior proteção na época de maior risco de contrair a doença.

A meta em Campinas é vacinar pelo menos 80% dos 127.909 moradores com 60 anos ou mais.

Volta ao índice de notícias