Vacinação de crônicos e adultos contra o H1N1 vai exigir receita e comprovante de idade

11/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos números da cobertura vacinal contra a gripe H1N1 verificada até agora e, ainda, devido à limitação das doses disponíveis restrita aos grupos prioritários, a partir desta semana os adultos entre 20 e 39 anos deverão apresentar comprovante de idade para serem vacinados. Pelo mesmo motivo, pessoas com doença crônica de qualquer faixa etária deverão apresentar comprovante ou receita médica emitidos dentro dos últimos seis meses.

A Secretaria de Estado também informa que a vacinação contra a H1N1 vai até 21 de maio para gestantes e crianças que completarem seis meses até essa data. Já a segunda dose para crianças de seis meses e um ano e onze meses vai extrapolar esta data e poderá ser até 21 de junho, uma vez que ela depende de quando a criança tomou a primeira dose.

Última etapa.

Campinas deu início no sábado, dia 8 de maio, à quinta e última etapa da estratégia de vacinação contra a gripe H1N1. Todos os adultos entre 30 e 39 anos devem se imunizar contra a doença até 21 de maio. A meta é obter a adesão de, pelo menos, 80% dos 127 mil adultos nesta faixa etária no município. A inclusão dos adultos de 30 a 39 anos no cronograma dessa campanha, anunciada em fevereiro, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles priorizados nas etapas anteriormente definidas.

Até o momento, 360 mil campineiros estão imunizados contra o vírus H1N1. A cobertura vacinal dos profissionais de saúde, das crianças menores de 2 anos e dos portadores de doenças crônicas e nos adultos de 20 a 29 anos já superou o total previsto inicialmente. Entre as gestantes, a Secretaria de Saúde contabilizou 65,4% (9.348). A Secretaria de Saúde de Campinas está em busca de estratégias para aumentar a cobertura vacinal entre as gestantes, único grupo que em Campinas ainda não atingiu os 80% preconizados.

Volta ao índice de notícias