'Dia D contra a Gripe' terá 168 postos de vacinação no sábado

19/04/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas vai mobilizar neste sábado, no “Dia D contra a Gripe”, 1,2 mil servidores para atuar em 168 postos de vacinação, fixos e volantes – incluídos os centros de saúde -, espalhados por todas as regiões da cidade. A campanha acontece das 8h às 17h.

A mobilização visa garantir o sucesso da campanha, que pretende imunizar na cidade pelo menos 80% do público que deve tomar a vacina, 195 mil pessoas no total. O “Dia D” acontece em todo o Brasil.

Conforme explica a enfermeira sanitarista e coordenadora municipal do Programa de Imunização de Campinas, Maria Alice Satto, os grupos prioritários que devem tomar a vacina contra gripe são gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres em período pós-parto (até 45 dias), pessoas acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Além desses segmentos, indígenas, população carcerária e pessoas com doenças crônicas também devem ser imunizadas.

Desde o início da campanha, no dia 15 de abril, até quinta-feira, dia 18, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) já imunizou 26.253 pessoas, número que corresponde a 13,44% do público-alvo.

O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações e óbitos provocados por infecções relacionadas à gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Abertura

Para a abertura oficial do “Dia D”, o prefeito Jonas Donizette e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio Souza, estarão às 11h no Centro de Saúde Jardim Aurélia, na Avenida Licínia Teixeira de Souza, 331, Vila Proost de Souza. No local, as autoridades receberão a imprensa e reforçarão a importância da vacinação.

Segurança

Vale destacar que a vacina não causa gripe. Maria Alice explica que o vírus utilizado na composição é inativo, ou seja, morto, por isso não existe esse risco. Pelo contrário, a vacina da gripe é importantíssima para proteger esses grupos de pessoas mais vulneráveis à doença. “A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de a doença evoluir para formas graves e para o óbito.”, enfatiza Maria Alice.

Quando alguém diz que pegou gripe após tomar vacina é provável que a pessoa já estava em processo de infecção ou adoeceu por outro vírus, não pelo influenza. Os efeitos esperados pós-vacina são brandas reações como febre, dor no corpo, dor de cabeça ou edema no local da aplicação, que somem em até 48 horas.

Para tomar a vacina, é preciso levar a carteira de vacinação ou um documento. As pessoas com doença crônica devem levar receita ou prescrição médica. As doenças crônicas que fazem parte da lista são as respiratórias, cardíacas, renais, diabetes e as que causam imunodepressão (como as infecções pelo HIV ou no caso de transplantados).

Publicidade

Para conscientizar a população sobre a importância da vacinação, a Prefeitura iniciou na quinta-feira campanha publicitária que inclui spots de rádio, faixas e cartazes em locais estratégicos da cidade, busdoor nos coletivos que fazem as linhas dentro do município e peças em veículos de comunicação. A campanha está na sua 15ª edição no país e na 16ª em Campinas.

No Brasil, são 39,2 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários. Para todo país, foram disponibilizadas 43 milhões de doses da vacina.

Influenza

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, especialmente nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos mais vulneráveis.

Clique aqui para conferir quem possui indicação para ser vacinado.

Crédito da Foto: DECOM
Meta é imunizar 195 mil campineiros