Campinas inicia campanha de vacinação contra a Gripe

15/04/2013

Autor: -

A Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início nesta segunda-feira, 15 de abril, nos 63 centros de saúde de Campinas. Desde o começo da manhã houve procura pela vacina nas unidades.

O aposentado Osvaldo Araújo Espírito Santo, 68 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina no Centro de Saúde Aurélia). “Sou vacinado todo ano e nunca mais tive gripe. No máximo, um resfriado leve”, conta.

A dona de casa Eliana Gôngara Ziggiatti, 81, também não deixa de tomar a vacina. “Gosto de ser vacinada já no começo da campanha. É muito importante para a minha saúde, pois não tive mais gripes”, afirma.

A empresária Débora Moreira da Costa, 26, grávida de sete meses, procurou o CS Aurélia para receber a dose da vacina. “É muito importante. Trabalhava em banco e tomava a vacina todo ano. Ajuda bastante a prevenir a gripe”, diz.

Público-alvo

A vacinação se estende até 26 de abril. A expectativa é vacinar pelo menos 80% das 244 mil pessoas que são público-alvo. No Brasil, são 39,2 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários. Para todo país, foram disponibilizadas 43 milhões de doses.

A vacina é disponibilizada para pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento das pessoas com síndrome gripal, índios, população carcerária e portadores de doenças crônicas. Além destes segmentos, em 2013 a campanha traz como novidade a inclusão das mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação.

“A composição da vacina muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação naquele período. Por isso, as pessoas precisam tomar a vacina anualmente”, explica Maria Alice Satto, enfermeira e coordenadora do Programa de Imunização de Campinas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.

Maria Alice explica que as pessoas com doenças agudas graves, febre moderada ou mais do que moderada, não devem tomar a vacina. “É uma forma de não confundir os sintomas com uma possível reação da doença”, afirma.

Para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Para os doentes crônicos é necessária a apresentação de receita ou prescrição médica. Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa. Os que são assistidos pelas unidades de saúde serão avisados por telefone sobre a data da aplicação da vacina. As pessoas acamadas que não frequentam os Centros de Saúde devem entrar em contato com a unidade mais próxima de sua casa e solicitar o serviço.

Dia D

No próximo sábado, 20 de abril, é o “Dia D de Vacinação”. Nesta data, 1,2 mil servidores de Campinas vão trabalhar em 168 postos de vacinação, sendo 123 fixos e 45 volantes (incluindo os Centros de Saúde, que estarão abertos das 8h às 17h). Até lá, de segunda a sexta-feira, a vacina estará disponível em todos os 63 CSs, no horário de funcionamento de cada unidade.

Influenza

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.

Campanha se estende até o dia 26, nos 63 centros de saúde da cidade

Crédito: Fernanda Sunega


Expectativa é vacinar pelo menos 80% das 244 mil pessoas que são público-alvo
Crédito: Fernanda Sunega

Volta ao índice de notícias