Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 5 maio

25/04/2012

Autor: Amanda Romero

A campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 5 e vai até o 25 de maio, em todo o país. Serão vacinados idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado. Eles fazem parte do grupo prioritário para vacinação, no qual a doença é mais grave.

Campinas contará com postos fixos e volantes centrados na campanha e a vacinação será feita das 8h às 17h. É preciso levar a carteira de vacinação. Na cidade, a meta é vacinar 192.354 pessoas, sendo que 133.801 são os que têm 60 anos ou mais; 21.803 são crianças com idade entre seis meses e dois anos; 14.750 gestantes e cerca de 22 mil profissionais de saúde. Essa população corresponde a 80% do grupo prioritário, que tem cerca de 297 mil pessoas em Campinas

A vacina é trivalente, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares.

Resultado 2011

No ano de 2011, em Campinas, foram vacinadas 19.812 crianças, número que equivale a 91,3% deste grupo; 73,4% pessoas com 60 anos ou mais e 8 mil gestantes (64% delas) . “Vacinando as gestantes, o bebe também fica protegido contra a gripe até os seis meses de idade”, explica Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas, ao falar das vantagens da campanha.

No Brasil, as campanhas de vacinação contra a gripe na população idosa são realizadas desde 1999, sempre entre os meses de abril e maio, período que antecede o inverno, a época de maior incidência de circulação do vírus. Dois meses após a vacinação o organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença, assim quando há o aumento da ocasião de incidência as pessoas estarão protegidas. Dentro de quinze dias após a vacinação as pessoas já estão imunizadas.

Volta ao índice de notícias