Vacinação contra H1N1 atingiu Mais de 272 mil pessoas em Campinas

27/04/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas contabilizou, nesta segunda-feira, dia 26 de abril, 272.216 pessoas vacinadas contra a nova gripe. A campanha teve início no dia 8 de março e tem como público-alvo 500 mil campineiros. No sábado, dia 24, teve início mais uma etapa da campanha, voltada para o grupo das pessoas com mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas. Esta etapa segue até dia 7 de maio. Até lá, também podem se vacinar todos os convocados anteriormente, o que inclui gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos, jovens saudáveis de 20 a 29 anos e profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da doença.

A Secretaria de Saúde reforça, mais uma vez, o alerta para que as gestantes se vacinem. Até agora, 61% delas tomaram a dose contra a gripe H1N1 em Campinas. Segundo a Vigilância em Saúde, a primeira onda da nova gripe já evidenciou que as gestantes se constituem num dos grupos mais vulneráveis a se infectar e a desenvolver formas graves da doença. Dos índices relacionados à nova gripe neste ano, as gestantes representam uma em cada três mortes da nova gripe.

A vacina é segura e eficaz e não traz risco para o feto ou a gestante. Os componentes utilizados na sua composição já são utilizados em outras vacinas, inclusive algumas que são feitas durante a gestação.

Além disso, milhões de pessoas já foram vacinadas no Hemisfério Norte e Brasil e os efeitos adversos registrados não foram mais freqüentes ou mais graves dos que os verificados na vacina da influenza sazonal.

“O comparecimento das gestantes ao centro de saúde é fundamental para protegê-las. A doença tem demonstrado grande agressividade sobre as grávidas. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina”, diz a enfermeira sanitarista Maria Alice Sato, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira, em Campinas, a estratégia de Vacinação contra a gripe H1N1 atingiu a sua meta de imunizar 80% das crianças de seis meses a menores de 2 anos e dos doentes crônicos com menos de 60 anos de idade. Com mais de 95% de cobertura (21.605 doses) nas crianças e mais de 90% nos crônicos, estes dois segmentos se juntam ao grupo dos profissionais de saúde, que superaram os 90% de cobertura (28.220).

“A população deve ficar atenta para o calendário e não deixar para se vacinar na última hora. A vacinação para os crônicos de todas as faixas etárias, profissionais de saúde e pessoas de 20 a 29 anos encerra dia 7 de maio, assim como das crianças de seis meses a um ano, onze meses e 29 dias”, afirma Maria Alice. A enfermeira reforça que há 63 centros de saúde onde as pessoas podem se vacinar em Campinas, o que garante um atendimento mais próximo da residência ou do trabalho das pessoas. A vacinação é rápida. Quem tiver, deve levar a carteira de vacinas.

Em 2010, no Brasil, foram registrados 361 casos graves da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%. No ano passado, os 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a mortalidade foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes).

Volta ao índice de notícias