Saúde vai ampliar investigação de surto de tuberculose

01/03/2013

Autor: -

O Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde de Campinas vai ampliar a investigação do surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. O surto foi detectado em agosto do ano passado depois que três crianças nascidas no local e uma funcionária do hospital foram diagnosticadas com tuberculose.

Durante as investigações, 1.054 crianças nascidas no hospital entre janeiro e junho de 2012 foram examinadas entre 25 de setembro do ano passado e 1º de março de 2013. Deste total, 14 apresentaram tuberculose, 90 são casos de infecção latente (quando tem o bacilo, mas não desenvolve a doença), uma ainda passa por exames e 949 não apresentaram nenhum problema. Neste grupo, um bebê que nasceu em 2 de janeiro de 2012 foi diagnosticado com a doença.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose, Maria Alice Satto, a criança nascida em 2 de janeiro e o registro de um caso de tuberculose em um bebê que nasceu no hospital em dezembro de 2011 motivaram a ampliação da investigação do surto para dezembro e novembro de 2011.

Com isso, 282 crianças serão convocadas a passar por exames a partir da próxima segunda-feira, 4 de março. A convocação será feita pelo Madre Theodora.

A ampliação também atingirá os bebês nascidos no hospital entre julho e outubro de 2011, pois dois bebês que nasceram no Madre Theodora em julho e agosto daquele ano tiveram diagnóstico de tuberculose. “Neste caso, o contato com os pais será feito por telefone, pois a possibilidade de haver alguma ligação com a funcionária do hospital é pouco provável”, explica Maria Alice.

Pais de 577 crianças serão contatados por profissionais com experiência em tratamento e diagnóstico de tuberculose, que farão uma avaliação para verificar a necessidade de exames detalhados.

Entenda o caso

Em agosto de 2012, o Devisa iniciou a investigação de um surto hospitalar de tuberculose em lactentes nascidos na maternidade do hospital Madre Theodora. Na ocasião, foi descoberto que uma funcionária do hospital estava com a doença.

O vínculo epidemiológico aconteceu a partir do diagnóstico de tuberculose em duas crianças que nasceram na mesma unidade de saúde e adoeceram em abril e agosto do ano passado. Em agosto, uma terceira criança foi diagnosticada com doença.

Para apurar novos casos de tuberculose, o Devisa estabeleceu que os bebês nascidos no Madre Theodora entre janeiro e junho de 2012 passassem por exames de tuberculose.

Durante as investigações, o Devisa promoveu quatro capacitações para médicos e profissionais da saúde das redes pública e privada com o objetivo de alertar para o diagnóstico de tuberculose.

Volta ao índice de notícias