Prefeito reúne equipe de Saúde para apresentar novo Secretário

18/01/2006

O prefeito Hélio de Oliveira Santos reuniu nesta terça-feira, 17 de janeiro, na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), gestores e profissionais das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde para apresentar o novo secretário da pasta, o médico cardiologista e professor universitário José Francisco Kerr Saraiva, que assumiu a Secretaria ontem, dia 16.

Em seu discurso, Hélio reforçou que a Saúde é área prioritária de seu Governo e que, em 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas receberá um grande investimento. "Vamos buscar recursos para a recuperação da infra-estrutura da rede, já iniciada em 2005, priorizando as unidades em condições mais inadequadas. Assim vamos poder garantir condições adequadas de trabalho e melhorar a qualidade do serviço", disse.

O prefeito destacou que o aumento dos investimentos alcança de ações de atenção básica, incluindo a melhoria da dispensação de medicamentos e a ampliação de recursos humanos, até o atendimento nas unidades de urgência e emergência. Hélio destacou ainda que é prioridade licitar e entregar as unidades de Pronto Atendimento do Campo Grande, na Região Sudoeste, e do Carlos Lourenço, na Região Sul, e credenciar novos leitos hospitalares na rede pública de saúde.

"O SUS Campinas é referência no País. Mas ainda temos muito para avançar e construir. Neste sentido, conto com a experiência acadêmica, capacitação técnica e o rol de amizades que o secretário José Francisco Saraiva possui. Além disso, quero solicitar o empenho de todos os profissionais da rede e me comprometo a dotar o SUS do que é necessário para garantir maior acesso, com qualidade, a toda população".

Saraiva, por sua vez, reforçou que seu trabalho será de continuidade e anunciou que a porta de seu gabinete estará aberta às equipes de saúde para críticas e sugestões. "Vocês são os responsáveis pelo atendimento a 300 mil pacientes que passam pelo sistema público municipal de saúde de Campinas todo mês. Portanto têm papel fundamental no processo de consolidação do sistema e precisam ser ouvidos. Agradeço o acolhimento e a possibilidade de poder contribuir com este trabalho", afirmou.

Após as falas, o secretário abriu uma sessão para perguntas e debateu com os profissionais temas de todas as áreas incluindo saúde coletiva, saúde mental, do trabalhador, urgência e emergência, distribuição de medicamentos e a disposição de estabelecer uma política para discutir as relações de trabalho e planejar políticas permanentes de formação e qualificação do profissional da saúde.

Denize Assis