Vacina contra a gripe será aplicada até esta sexta para grupos de risco

18/05/2016

Autor: -

A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira, 20 de maio. As doses estão disponíveis nos Centros de Saúde. Neste ano, Campinas recebeu mais de 300 mil doses da vacina que protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.  

De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, até 12 de maio, 163.288 pessoas foram vacinadas contra a gripe. A campanha começou em 30 de abril. O número equivale a uma cobertura de 66,5% do público-alvo. A meta é vacinar pelo menos 80% das 245.642 pessoas com risco para complicações por gripe. O número de doses enviadas é maior porque, além do público-alvo, a campanha inclui os doentes crônicos com indicação para a vacina, estimados em mais de 60 mil. 

O público de maior cobertura foi o de puérperas (mulheres até 45 após o parto), com 87,4%. Em seguida estão os idosos, grupo no qual a vacinação atingiu 72%. Entre as crianças de seis meses e menores de cinco anos, a cobertura foi de 67,2%. Trabalhadores da saúde e gestantes alcançaram 49%.

No segmento dos doentes crônicos, foram vacinadas 23.117 pessoas. As doses aplicadas neste público não são computadas na meta de cobertura da cidade em geral. 

Para receber a dose, o paciente incluído no grupo de risco – idosos, crianças, grávidas, puérperas, trabalhadores da saúde - deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos ou com outras condições clínicas especiais precisam apresentar receita ou prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa, de acordo com a programação dos Centros de Saúde. 

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina. Nestes casos, não há necessidade de prescrição médica. 

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode diminuir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

Centros de Saúde 

A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde. O CS Taquaral, que está em reforma, aplica as doses na Rua Carolina Florence, 836, das 8h às 17h (as crianças devem ser vacinadas nos CSs São Quirino e Conceição).  

Já o CS Centro faz a aplicação das vacinas na Casa de Portugal (Rua Ferreira Penteado, 1.349), das 8h30 às 17h30 (as crianças devem ser vacinadas na sede do CS Centro, das 9h às 18h). Mais informações pelo telefone 156.  

 

Prevenção 

Pessoas com sintomas de gripe devem procurar o médico ou serviço de saúde. A vacina é uma forma eficaz de prevenir a doença, mas também é importante adotar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos regularmente; evitar tocar boca, nariz e olhos; cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal se estiver com sintoma de gripe.


Crédito: Antônio de Oliveira
Idosos fazem parte do público-alvo para a vacina contra gripe

Volta ao índice de notícias