Vacina contra a gripe já alcançou mais de 66% do público-alvo

12/05/2016

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 163.288 pessoas contra a gripe desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, em 30 de abril. O número equivale a uma cobertura de 66,5% do público-alvo, mais da metade da meta – que é vacinar, pelo menos, 80% das 245.642 pessoas com risco para complicações por gripe. 

O balanço, divulgado na tarde desta quinta-feira, 12 de maio, aponta que o público de maior cobertura foi o de puérperas (mulheres até 45 após o parto), com 87,4%. Em seguida estão os idosos, grupo no qual a vacinação atingiu 72%. Entre as crianças de seis meses a cinco anos, a cobertura foi de 67,2%. Trabalhadores da saúde e gestantes alcançaram 49%. 

Para a campanha, que vai até dia 20 de maio, o Ministério da Saúde enviou para Campinas 300 mil doses da vacina que protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2016 (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). O número de doses é maior porque, além do público-alvo, a campanha inclui os doentes crônicos com indicação para a vacina, estimados em mais de 60 mil.

 

Crônicos

 Até agora, entre os doentes crônicos, foram vacinados 23.117 campineiros. As doses aplicadas neste público não são computadas na meta de cobertura da cidade. Se somadas estas vacinas, Campinas acumula até agora 186.405 pessoas vacinadas. 

A Secretaria de Saúde de Campinas avalia o resultado da campanha como muito positivo. “A adesão da população foi muito boa. É a melhor cobertura nos últimos anos, nas duas primeiras semanas da ação. E a organização por parte da Secretaria de Saúde, coordenada com a estratégia de divulgação da Secretaria de Comunicação, foi excelente. Embora a procura tenha sido grande, com picos de atendimento, as filas foram rápidas. Priorizamos esta ação e a população também colaborou muito”, avalia Brigina Kemp, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). 

 

Locais de vacinação 

As vacinas estão disponíveis em todos os Centros de Saúde. O CS Taquaral, que está em reforma, disponibiliza as doses na Rua Carolina Florence, 836, das 8h às 17h (as crianças devem ser vacinadas nos CSs São Quirino e Conceição).  

Já o CS Centro faz a aplicação das vacinas na Casa de Portugal (Rua Ferreira Penteado, 1.349) das 8h30 às 17h30 (as crianças devem ser vacinadas na sede do CS Centro, na rua Padre Vieira, das 9h às 18h). Informações podem ser obtidas pelo telefone 156.

 

Cartão e documento 

Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. 

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 

 

Casos da doença 

Este ano, Campinas registrou 16 casos de gripe A (por H1N1), com duas mortes, sendo uma mulher de 52 anos e um homem de 28 anos.


Crédito: Zeca Filho
Vacina protege contra os três subtipos da gripe

Crédito: Zeca Filho
Idosos integram público-alvo para a vacina

Crédito: Zeca Filho
Saúde comemora adesão da população

Volta ao índice de notícias