Equipes do Samu se preparam para ocorrências durante o Carnaval

05/02/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas vai mobilizar equipes do Samu/192 na Avenida do Samba durante os desfiles. O esquema começa neste sábado, dia 7 de fevereiro, durante a saída da City Banda, maior bloco de rua da cidade.

Ao todo, mais de 20 profissionais – divididos em grupos com médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, motorista-socorrista, apoio de rádio-operação e equipe de coordenação - vão atuar em turnos. Eles estarão nas ambulâncias e no Posto Médico Avançado que será montado nos dias 15 e 16, domingo e segunda, quando serão realizados os desfiles.

Quatro ambulâncias ficarão na Avenida Francisco Glicério durante os desfiles. Uma delas tem estrutura de UTI e será utilizada para transferir pacientes para hospitais, nos casos mais graves, que demandem internação ou cirurgia.

O Posto Médico Avançado será uma estrutura de 70 metros quadrados, instalada para funcionar como um Pronto-Socorro. O local oferecerá condições de atendimento a todos os casos urgentes.

Segundo o médico socorrista José Roberto Hansen, coordenador do Samu Campinas, as principais ocorrências nos dias de folia são relativas a pessoas que abusam do álcool e de outras drogas. “Normalmente, durante essas festas, registramos situações como hipoglicemia, coma alcoólico, crises convulsivas, hipertensão e intoxicações por drogas entre outras”, afirma.

Durante os blocos de rua, quando acontecem as maiores concentrações, uma ambulância do Samu fica de plantão. No local, um enfermeiro faz plantão para, se necessário, socorrer os foliões.

Volta ao índice de notícias