Julgamento Simulado pelo CREMESP

20/08/2014

Autor: José Roberto S. Hansen - coordenador do SAMU 192 CAMPINAS

Conforme informação passada a todos os médicos pelo CREMESP,   sobre o JULGAMENTO SIMULADO   realizado pela Comissão de Ética  no dia 20 /08/2014, o Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS - Dr. José Roberto S. Hansen e a  Coordenadora médica - Dra. Elisangela Franco Nonato, participaram do evento que aconteceu  na APM, na cidade de Valinhos.

Esse é o 2º evento desta natureza que convidamos e participamos. 

A proposta do CREMESP é orientar todos os passos que decorrem dentro de um processo  ético-disciplinar.

Foi apresentado um caso onde a queixa partiu do Ministério Público acusando 2 médicos de erro  pela morte de um recém nascido, devido a demora do diagnóstico de morte fetal.

Foram apresentadas a história onde a paciente procurou assistência por 2 vezes na UBS,  sendo encaminhado as 2 vezes ao Hospital (1) referindo sofrimento fetal e presença de mecônio.

Neste hospital (1) a paciente foi avaliada e liberada com orientações todas as vezes.

Em outro hospital (2), 28 horas após o exame primário, a paciente chegou e ao ser avaliado foi indicada cesariana pela presença de mecônio.

A criança nasceu e após algumas horas morreu.

Causa Mortis: Hepatomegalia e Septicemia.

Dado interessante: As fichas dos Atendimentos da paciente desapareceram do Hospital (1).    Existia um livro da sala de atendimentos, que descrevia os exames realizados pelos médicos  no depoimento.

Agora ... a partir desta situação, tente imaginar ou questionar, qual seria a sua conduta?

Quais os documentos que você pediria para elucidar o caso e as responsabilidades?

Você acha que os Médicos do Hospital (1) são responsáveis pela morte da criança pela existência de  mecônio?

Bem foi mais ou menos essa situação. A participação dos colegas seria muito interessante, mas nenhum outro profissional do SAMU 192 CAMPINAS participou!

Volta ao índice de notícias