Gripe: campanha amplia vacinação para professores, policiais e carteiros

09/06/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas anunciou na sexta-feira, dia 6 de junho, a ampliação da vacinação contra a gripe para professores e demais servidores da educação infantil e do ensino fundamental, policiais militares e civis - inclusive Bombeiros e a Guarda Municipal - e carteiros. A vacinação continua para os grupos prioritários já anteriormente incluídos. A campanha será mantida até que se esgotem as doses. A medida segue orientação da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), é importante que as pessoas tomem o quanto antes a dose, por dois motivos principais. Porque o vírus da gripe já circula no município. A Secretaria de Saúde confirmou casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (DRAG) por H1N1 e por outros subtipos da influenza nas últimas semanas. E porque a vacina leva cerca de 15 dias para gerar uma resposta imunológica no organismo, para desencadear a proteção.

A vacina está disponível nos 63 Centros de Saúde do município e no Centro de Referência do Idoso (CRI). Para tomar a dose, basta apresentar a carteira de vacinas ou um documento de identidade e, para os novos grupos incluídos, é necessário um comprovante da função exercida. Informações sobre horário de funcionamento de cada unidade podem ser obtidas pelos telefones 156, da Prefeitura, ou pelo 160, número do Disque-Saúde.

Cobertura

Até o momento, em Campinas, foram vacinadas 179.722 pessoas, o que representa 74% de cobertura. A meta é 80%. Entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos, foram vacinadas 45.101 ou 75,4%; entre as pessoas com 60 anos ou mais foram imunizados 100.655, ou 74%. Também tomaram a vacina 7.488 gestantes, o que representa cobertura de 67,6%. Em relação aos trabalhadores dos serviços de saúde, foram vacinados 24.635 ou 67,6%. Entre as puérperas, foram 1.843 ou 101,2%. Em 2013, a cobertura vacinal atingiu 84%.

Crédito: Arquivo PMC
Pessoa recebe vacina