Prefeitura promove campanha de prevenção e detecção de câncer bucal

22/04/2014

Autor: -

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Prefeitura Municipal de Campinas promove a 13ª edição da Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. A campanha acontece de 22 de abril a 9 de maio e ocorre nas 62 unidades básicas de saúde, juntamente com as ações da campanha de vacinação contra a gripe.

Equipes de saúde bucal desenvolverão atividades educativas com idosos e também realizarão exames clínicos individuais. De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Isamu Murakami, serão realizados exames clínicos nos tecidos moles da boca e anexos, e casos diagnosticados com algum tipo de alteração na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizarão o tratamento específico. Os casos de lesões que apresentarem suspeita de malignidade serão encaminhados para as referências especializadas nos CEOs Ouro Verde e Florence e na Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

Para o coordenador, a participação dos idosos nos programas educativos é importante para que qualquer tipo de complicação seja evitada ou descoberta precocemente.

Em 2013, 30281, idosos passaram pelos exames preventivos sendo que, desses, 1.433 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para tratamento. Os idosos que passaram pela campanha de prevenção ao câncer bucal representaram 41,75% dos indivíduos vacinados contra a gripe.

Prevenção

As recomendações para a prevenção do câncer de boca são evitar o cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, promover a higiene bucal, manter os dentes bem tratados e fazer uma consulta odontológica pelo menos uma vez por ano. Manter uma dieta saudável, rica em verduras e frutas, é outra forma de prevenção contra o problema. No caso de câncer labial, é necessário também evitar exposição ao sol.