Campinas inicia campanha de vacinação contra a gripe terça-feira, dia 22

17/04/2014

Autor: -

Campinas inicia na tarde da próxima terça-feira, dia 22 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. A partir das 14h, todos os 63 Centros de Saúde do município e o Centro de Referência do Idoso (CRI) vão disponibilizar a vacina para o público-alvo constituído por 242 mil campineiros. A meta é vacinar pelo menos 80% desta população ou 194 mil pessoas.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.

Além das crianças nesta faixa etária, integram o público-alvo as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis (como diabetes e hipertensão) ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Estes grupos da população são considerados de risco para complicações por gripe.

A campanha vai até 9 de maio. Em 26 de abril acontece o 'Dia D de mobilização', quando Campinas vai disponibilizar 167 postos de vacinação, 95 fixos (incluídos os Centros de Saúde) e 72 volantes.

A campanha é nacional, acontece em todo o país, executada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios.

Na manhã desta quinta-feira, 17 de abril, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Maria do Carmo Ferreira, destacou a importância da vacinação no período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe. O período de maior circulação da gripe compreende a fase que vai do final de maio a agosto.

Segundo Carmo ferreira, a vacina estimula a criação de anticorpos, que ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. “Por isso é importante as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, afirmou a coordenadora.

Para tomar vacina, é preciso levar a carteira de vacinação ou um documento. As pessoas com doença crônica devem levar receita ou prescrição médica. As doenças crônicas que fazem parte da lista são as respiratórias, cardíacas, renais, diabetes e as que causam imunodepressão (como as infecções pelo HIV ou o caso de transplantados, etc).

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.


Crédito: Arquivo PMC
Homem recebe vacina contra a gripe

Volta ao índice de notícias