Seminário "Prevenção de doenças renais"

Das 14h às 17h, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas

Em comemoração à Semana de Prevenção às Doenças Renais.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo e da Comissão de Política Social e Saúde da Câmara de Campinas.

A abertura será feita pelo secretário de Saúde de Campinas, Gastão Wagner, pelo presidente da Comissão de Política Social e Saúde da Câmara de Campinas, Dário Saad, e pela professora Maria Almerinda Alves, da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo.

14:00 h - Abertura

Dr. Gastão Wagner de Souza Campos
Secretário de Saúde de Campinas

Dr. Dário Saadi
Vereador Presidente da Comissão de Política Social e Saúde]

Profa. Dra. Maria Almerinda V. R. Alves
Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo

14:45 h - Palestra

"Prevenção das doenças renais"
Profa. Dra. Maria Almerinda V. R. Alves
Dra. Marilda Mazzali
Docente de Nefrologia da Unicamp

15:30 h - Apresentação de um modelo da Rede Municipal
Dra. Haydee Lima
Equipe de Referência C.S. Vila Ypê

16:15 h - Debate

16:45 h - Encerramento

Publico Alvo

- Equipes de referência e outros profissionais da rede municipal da Secretaria Municipal  de Saúde.

- Profissionais da saúde e do município de Campinas.

Com profissionais mais atentos e comprometidos com a prevenção às doenças renais, a população de Campinas terá mais acesso à informação e orientação e conseqüentemente melhor qualidade de vida.

Objetivos

Este seminário tem por objetivo promover a divulgação dos aspectos da prevenção às doenças renais primárias e principalmente às patologias renais secundária à diabetes e à hipertensão arterial.

Conhecer as características e o funcionamento dos rins é muito importante para se ter uma idéia do que são as doenças renais, como detectá-las, como evitá-las e como tratá-las.

A realização deste Seminário demonstra que atuação conjunta do Poder Público, Executivo e Legislativo, e a Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, é uma ação importante para a melhoria da qualidade de vida da população de Campinas.

Sua participação é fundamental !!!

Aspectos Epidemiológicos

O número de pacientes com doenças renais é  muito grande. Algumas patologias não são graves. Outras como a diabetes e hipertensão arterial, se não tratadas de maneira correta, podem levar à insuficiência renal crônica, isto é, a falência total do funcionamento dos rins.

Outras doenças renais são assintomáticas e quando diagnosticadas os rins já estão paralisados.

A cada ano cerca de 18.000 brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal. Raros são aqueles que conseguem ter pelo menos uma parte do funcionamento dos rins recuperada o bastante para deixarem de necessitar de diálise, e poucos têm a sorte de receber um transplante renal.

A cada ano somente 2.700 brasileiros são submetidos a um transplante renal.