LER: UM PROBLEMA SOCIAL

A prevenção das LER é possível e depende também de você: respeite seus limites e não permita a exploração no trabalho. Caminhe diariamente, descanse e relaxe: quem vai ganhar com sua boa saúde é você!

Dia Internacional da Conscientização sobre as LER/DORT

LER: Um problema social

Programação

Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças dos ossos, músculos e tendões que afetam, principalmente, o pescoço e os braços e que são causados pelo exercício do trabalho. Os trabalhadores com LER/DORT têm direito a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), o que garante o reconhecimento do adoecimento pelo trabalho.

Enfermidades mais encontradas:

- tendinites (inflamações nos tendões),
- epicondilites (inflamações nos cotovelos),
- síndrome do túnel do carpo (inflamação no punho), etc.

Causas do adoecimento:

• Movimentos repetitivos;
  • Postos de trabalho inadequados (ex: cadeiras, mesas ou bancadas impróprias) que levam o trabalhador a permanecer em posturas incorretas;
  • Atividades de trabalho que exigem força;
  • Vibração;
  • Ferramentas de trabalho inadequadas (ex: tesouras, alicates e outros);
  • Ritmo de trabalho intenso;
  • Horas-extras;
  • Pressão das chefias; e
  • Exigência de produtividade (metas de produção) e qualidade.

Queixas mais comuns:

• Dor
  • Sensação de peso e cansaço
  • Inchaço
  • Formigamento e adormecimento
  • Choque
  • Aumento de suor
  • Falta de força nas mãos

No início dessas doenças, apenas alguns desses sintomas podem estar presentes. Geralmente, há um cansaço ou dor leve no final de um dia de trabalho, que melhora com o descanso à noite e aos finais de semana. Com o agravamento do quadro, esses sintomas ficam mais fortes e duram mais tempo, não melhoram com o repouso e dificultam não só a realização das atividades de vida diária (lavar louças, passar roupas, etc.), como também as do trabalho.

Neste caso, é importante prevenir:

- Procure organizar-se com outros trabalhadores, participando das reuniões de CIPA, comissão de fábrica e sindicato, para discutir as condições de trabalho e as formas de diminuir os riscos de acidentes e doenças do trabalho.

- Quando possível, faça pausas durante a jornada de trabalho para que seu corpo possa descansar e, em outros momentos, programe-se para fazer alongamentos e relaxamentos para se cuidar.

- Faça caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos, começando com 15 minutos.

- Pratique alguma atividade física que possibilite o alongamento e o relaxamento dos músculos, tais como Lian Gong, Tai Chi Chuan, Yoga, etc., porque os remédios ajudam, mas não devem ser a única forma de tratar as LER/DORT.

- Se os sintomas persistirem, procure o Centro de Saúde mais próximo de sua casa.

- Converse com os profissionais de saúde para tirar suas dúvidas a respeito de seu problema de saúde, porque assim poderá prevenir a doença ou seu agravamento pelo trabalho.

Para saber mais, acesse: www.uol.com.br/prevler

Dia Internacional da Conscientização sobre as LER/DORT

LER: Um problema social

Organizadores: CRST/Campinas
Comissão Intersindical

Programação

Semana do dia 21 a 25/02/2005

22/02 (terça-feira): Grupo da Pollyanna (Fisioterapia) vai para o C.S. Ipaussurama
Saída do CRST às 8h. Sugestão:
Soninha

23/02 (quarta-feira): Grupo da Aparecida (Enfermeira) vai para o CS Centro
Saída do CRST às 08h. Sugestão:
Márcia Cardillo

25/02 (sexta-feira): Grupo da Marisol (Terapeuta Ocupacional) vai para o C.S. Florence
Saída do CRST às 8h. Sugestão: Alexandre

Na 1ª hora no Centro de Saúde (C S.), a atividade desenvolvida é de pacientes para pacientes, conversando/conscientizando/sensibilizando sobre as LER/DORT:

- O que são as LER/DORT?

- Processo de adoecimento

- O que fazer para se cuidar e prevenir?

Na 2ª hora no C.S.:

- os nossos pacientes dirigem-se para sala privativa e relatam as suas experiências do grupo (quais formam os benefícios de participarem do grupo, sua importância para o tratamento, inclusive de início, etc) para os profissionais convidados ou interessados ou indicados pelo C.S.

enquanto isso....

- os pacientes que permaneceram na sala, serão informados sobre algumas noções em saúde do trabalhador, podendo ser em relação a orientações previdenciárias ou a respeito de vigilância.

Programação do Dia Internacional da Conscientização sobre as LER/DORT
28/02/2005

Manhã: Largo do Rosário

8:30 – Montagem das barracas do CRST (Oficina de habilidades, terapias complementares, orientações posturais, distribuição de material informativo sobre acidentes de trabalho e LER/DORT).

9:30 - Lian Gong

10:30 - Teatro

11:00 - Dança Circular

12:00 - Caminhada ao Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC)

Tarde: Salão Vermelho da PMC

13:30 - Márcia Hespanhol (Psicóloga, CRST/Campinas) - Apresentação do trabalho desenvolvido pelo CRST/Campinas.

Mesa - LER: um problema social

14:00 - Andréa Couto Garbin (Psicóloga, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo - CEREST/SP)- Repercussões do adoecimento na vida dos trabalhadores: a importância da prevenção.

14:30 - Dra. Miriam Pedrollo Silvestre (Médica, CRST/Campinas)- Tratamento das LER/DORT em Campinas.

15:00 - Denilza Aparecida Silva (Sindicato dos Metalúrgicos) e Cristiane Souza Ferreira (Sindicato dos Químicos)- Atuação sindical e saúde do trabalhador.

15:30 - Debate

16:00 - Octávio Augusto Contatore (Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa)- Prática de auto-massagem e relaxamento

16:30 - Encerramento

16: 45 - Café da tarde