Eventos

Seminário para Atualização da Situação Epidemiológica da Raiva e da Leishmaniose Visceral Canina no município de Campinas

17/10/2016

Cerca de 100 médicos veterinários, professores, estudantes de veterinária, além de outras categorias profissionais como médicos, biólogos, enfermeiros e técnicos em agropecuária participaram do “Seminário para Atualização da Situação Epidemiológica da Raiva e da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no município de Campinas” no dia 17 de outubro de 2016, no Salão Vermelho da Prefeitura.

Organizado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (DEVISA), o evento, gratuito, foi realizado com o objetivo de estreitar a relação de parceria entre a Vigilância em Saúde local e os médicos veterinários do município. Além de abordar a situação epidemiológica de duas importantes zoonoses, Raiva e Leishmaniose Visceral, as palestras também propuseram fluxos adequados de notificação para tais agravos.

O Seminário foi oficialmente aberto pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cármino Antonio de Souza, que deu as boas vindas aos convidados e falou da importância de pautar duas doenças relevantes que oferecem riscos à saúde pública, porém sendo historicamente negligenciadas no Brasil. Dando sequencia aos trabalhos, a diretora do DEVISA, Dra. Brigina Kemp, abordou o tema “Unidade de Vigilância de Zoonoses: a trajetória da reformulação do serviço de referência em Campinas” relatando a transição ocorrida no ano de 2014, com a reformulação da política e diretrizes municipais de saúde que passou, a partir daquele momento, a priorizar as ações de prevenção, vigilância e controle de zoonoses considerando os riscos à saúde pública. Em sua fala, Brigina também destacou a criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria Municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável.

A programação foi contemplada ainda com os convidados: 1) Dra. Maria de Lourdes Reichmann, médica veterinária membro da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinário – SP, que abordou o “Papel do Médico Veterinário no Controle das Zoonoses: responsabilidades éticas e legais” e sobre a “Situação Epidemiológica da Raiva nas Américas, no Brasil e no Estado de São Paulo”; 2) Dra. Aline Nitsche, Médica Veterinária da UVZ, sobre a “Situação epidemiológica da raiva em Campinas: ações de Vigilância e Controle e fluxos para notificação e diagnóstico laboratorial”; 3) Dr. Cláudio Castagna, Médico Veterinário da UVZ sobre a “Situação epidemiológica da LVA no Brasil, no Estado de São Paulo e em Campinas: ações de vigilância e controle das leishmanioses e fluxos para notificação”. Para finalizar as exposições a Dra. Tosca de Lucca, coordenadora da UVZ, explanou a respeito do Plantão do Programa Municipal de Controle de Zoonoses.

Os trabalhos foram concluídos com a formação de uma mesa redonda para dialogar e responder aos questionamentos feitos pelos convidados. Além dos palestrantes, a mesa contou com a participação da Dra. Luciana Hardt, Médica Veterinária e Diretora do Instituto Pasteur, de São Paulo.

A UVZ/DEVISA, por meio da realização deste seminário, espera ter contribuído para o aprimoramento do trabalho dos médicos veterinários e demais categorias profissionais presentes, com o subsídio de informações relevantes para a execução das atividades profissionais dos convidados.

 

Comissão organizadora.

 

Galeria de fotos do evento