Programação para o Dia D Nacional contra a Dengue em Campinas:

Região Leste:

Sábado, dia 24: Caminhada na Lagoa do Taquaral, entre 8h e 11h, com grupos de lian gong e de caminhada;

Atividades de educação em saúde, informação e mobilização social no Bosque dos Jequitibás;

22 de novembro: No CS Conceição, os agentes de saúde mudarão o horário de trabalho (será das 12h às 20h) nas casas do Jardim Planalto, onde há um índice grande de casas fechadas (casas não trabalhadas em relação à dengue).

Região Norte:

CS Eulina: Durante toda semana, atividades nas escolas;

CS Boa Vista: Dia 1° ação com a comunidade e mutirão;

No dia 24, grande ação de mobilização social na Praça João do Pulo – João Carlos de Oliveira -, das 9h às 14h30, com exposição de exemplares do mosquito da dengue, oficina de reciclagem, apresentação de números de teatro, dança e música, cantinho para pintura de rosto, jogos educativos.

Região Sudoeste:

Dia 23: Feira Cultural na Escola Estadual Luiz Gonzaga da Costa, dia todo. Serão abordados a dengue e outros temas relacionados ao meio ambiente/saúde. Será exposta barraca com as fases do mosquito e presença de profissionais para esclarecer possíveis dúvidas dos alunos e demais pessoas que estiverem presentes na feira. Também será apresentado teatro sobre dengue da Escola Estadual Laís Bertoni Pereira (pertence ao CS Capivari).

Dia 24: Ação de educação ambiental, no bairro Jardim Santo Antônio. Com barraca da dengue (rua 8, nº 22, no Mercado do Manoel), com amostras de larvas e do mosquito adulto, distribuição de panfletos. Pode ser que a barraca percorra alguns locais do bairro. Panfletagem nas avenidas Pastor João Prata Vieira e Armando Alves de Oliveira.

Região Noroeste:

Dia 24: Ação de inviabilização de criadouros no Parque da Amizade, na área do CS Florence.

CS Floresta, os agentes comunitários de saúde realizam durante toda semana do dia 24: Apresentação de teatro de fantoches nas Cemeis Otávio C. Borghi (às 9h e 14h do dia 21), Idalina  (às 9h e 14h do dia 22), CDHU-São Bento (às 9h e 14h do dia 23). Na recepção do CS, também ocorrem apresentações de teatro de fantoches e de vídeos educativos durante todos os dias, no horário de atendimento.

Região Sul:

Dia 24: Panfletagem em pontos estratégicos como semáforos, Rodoviária, Extra Abolição, Carrefour Valinhos, Galassi, Aeroporto de Viracopos e outros. Carro de som passando nos bairros Oziel, Monte Cristo, Gleba B e Campo Belo – Samba e Hip Hop. Na sexta-feira, 23, arrastão no São Vicente e Santa Odila. Telagem no Jardim Itaguaçu e aplicação de BTI na região do Campo Belo e Gleba.

A Prefeitura também vai lançar, no dia 23, Campanha Publicitária. Serão distribuídos:

- 310 mil filipetas (250 mil serão grampeadas nas contas de água da Sanasa)

- 20 mil cartilhas para escolares

- 30 outdoors (dia 26)

- 40 bussdoor (dia 24)

- 50 mil cartazes para floriculturas

- Campanhas de Televisão, Rádio e em Jornal Impresso (ainda aguardando aprovação)

- 60 faixas de rua com os dizeres: "Campinas contra a dengue. Não deixe acumular água. Receba o agente de saúde".

A Secretaria de Saúde em parceria com a Unimed, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos vai encaminhar cartas alertando e convocando médicos para a mobilização.

A Sanasa vai publicar nas contas de água a frase: ‘A dengue pode matar. Não acumule água. Mantenha a caixa d´água vedada. Receba o agente de saúde. Campinas contra a dengue”.