CONVITE  - XII Encontro Roda de Conversa

A Fundação Síndrome de Down de Campinas-SP, convida para o XI Encontro Roda de Conversa, discutindo e estudando as questões das relações da escola, família e das redes sociais como instrumento de articulação, apoio e solidariedade na educação.

Palestra “A Terapia comunitária e as interfaces com a família e a escola"

Data: 24 de Março de 2008  Segunda-feira: 19h30 ás 22h30

Prof. Adalberto Barreto - Doutor em Psiquiatria pela Universidade René Descartes - Paris; Doutor em Antropologia pela Universidade de Lyon 2 - França; Licenciado em Teologia pela Universitas Santo Thomas de Aquino in Urbis em Roma e Faculdade Católica de Teologia de Lyon - França, e Terapeuta Familiar; Professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Coordenador do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária.

Terapia Comunitária (TC) é uma proposta nascida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, desenvolvida pelo Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto, psiquiatra, que hoje está em prática em muitos estados brasileiros e também no exterior. Ela tem se mostrado um excelente recurso para lidar com o sofrimento decorrente da exclusão social, pobreza e violência que atingem comunidades inteiras em nosso país. É um procedimento terapêutico de fácil acesso e viável para grandes grupos. Nas palavras do próprio prof. Adalberto:

“A Terapia Comunitária é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um.”

“Enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais, privadas, a TC se propõe cuidar da saúde comunitária em espaços públicos. Propõe-se a valorizar a prevenção. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.”

“A boca cala, o corpo fala. A boca fala, o corpo sara.”

Inscrições gratuitas – vagas limitadas

(favor confirmar sua presença por telefone – atendimento para inscrições dás 8h ás 18hs)

Fundação Síndrome de Down Campinas-SP – (19) 3289-2818

www.fsdown.org.br