Aniversário do CS Balão do Laranja
28/05 a 03/06

Em 31 de Maio, a equipe e o Conselho Local do Centro de Saúde do "Balão do Laranja" estarão comemorando o seu aniversário de 11 anos.

A construção desta unidade de saúde, inaugurada em 1993 com o nome de Centro de Saúde Prof. Dr.Pedro Agápio de Aquino Neto, revela uma história de parceria com a PUCCAMP e de mobilização conjunta com a população organizada.

Já em 1981, a PUCCAMP iniciou a assistência à saúde da população do Jardim Campos Eliseos que reivindicava um Centro de Saúde no bairro. A unidade funcionava em uma casa alugada de seis cômodos, com uma pequena equipe de profissionais, docentes e estagiários.Com o crescimento da população do bairro e sem a expansão do serviço, o acesso da demanda ficou muito restrito. Assim, houve uma mobilização da população em conjunto com a equipe da unidade, despertando o poder público da época sobre a necessidade de se construir um Centro de Saúde no bairro.

Para comemorar o aniversário, está sendo preparada uma programação para a semana de 28/05 a 03/06, incluindo uma Celebração Ecumênica, atividades com as crianças sobre Cuidados Corporais (corte de cabelo, orientação sobre higiene corporal e bucal, etc.), oficina de ginástica harmônica, palestra sobre “Como alimentar-se bem por R$ 1,00”, exposição e oficina de trabalhos (artesanato) com grupos acompanhados pela equipe da unidade, apresentação de vídeos e distribuição de folhetos educativos. A semana será iniciada com um baile (o “Bailão do Balão”), uma reivindicação antiga dos participantes de grupos do Centro de Saúde que estão na “melhor idade.

Para estes eventos, muitas parcerias estão sendo estabelecidas (Centro de Saúde, Conselho Local de Saúde, Pastoral da Saúde, Secretaria Municipal de Cultura - Região Sudoeste, SESI, Centro Comunitário Antonio da Costa Santos, Supermercado Xeretão, e outras).

Programação:

Dia 28/05: Baile das 14:00 às 18:00 horas. Local: Xeretão
Rua Ernesto Alves Filho, esquina com Domicio Pacheco

Dia 31/05: (todas as atividades serão realizadas no Centro de Saúde)
8:30 horas: Celebração Ecumênica
10:00 horas: Apresentação de dança country por um grupo de crianças

A partir das 10:30 horas: Oficina de Cuidados Corporais (corte de cabelo e atividade educativa sobre higiene bucal); exposição e oficina de artesanato; apresentação de vídeos educativos

Dia 01/06:
Local: Centro de Saúde

Distribuição de folhetos da Campanha da Fraternidade (tema: Água), lembrando que de 31/05 a 05/06 estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente

Dia 02/06: Oficina de Ginástica Harmônica
Local: Centro de Saúde
De 8:00 às 9:00 horas

Dia 03/06: Palestra sobre “Como alimentar-se bem por R$ 1,00”
Local: Centro de Saúde
Às 14:00 horas