V ENCONTRO COM EDUCADORES

Data: 02 DE JUNHO DE 2008

“A INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE: ESTREITAMENTO DAS RELAÇÕES”

·         8:30 – Abertura: Dra. Silvia Brandalise

Escola: Investimento na Vida

Luciana Assunção R. S. Mello

14:45

Doenças Hematológicas Crônicas na Infância: Hemofilia, Anemia Falciforme e Talassemia

Dra. Vitória Régia Pereira Pinheiro Hematologista

15:15

A Construção da Solidariedade em

Ambientes Escolares

Luciene Regina Paulino Tognetta Pedagoga, Doutora em Desenvolvimento Humano - USP

15:45

·         16:00 – Encerramento: Compromisso entre Hospital e Prefeitura

·         (Maria Ivone Aranha - Assessoria de Educação e Cidadania da Prefeitura de Campinas)

·         16:20 - Entrega dos certificados

O 5º. Encontro com Educadores e Cuidadores da Saúde reunirá temas sobre os aspectos que circundam o universo escolar. O acompanhamento pedagógico hospitalar faz parte da manutenção e do equilíbrio sócio-educativo da criança em condição especial de saúde.

Atuação Pedagógica Hospitalar:

A Experiência do Centro Infantil Boldrini

Amanda Bonome Barbutti
Centro Infantil Boldrini

A atividade pedagógica desenvolvida dentro de um hospital pediátrico favorece, além da melhor aceitação do ambiente, o vínculo com a vida. A escola é para a criança o símbolo de uma rotina saudável. O educador deve reatar a sua importância dentro do contexto educativo de investimento e perspectiva de futuro de seu aluno.

Tumores na Infância

Dra. Maria José Mastellaro Oncologista
Centro Infantil Boldrini

A infância e a adolescência são períodos de alto significado no desenvolvimento e estruturação do indivíduo. O tratamento oncológico nessas fases pode acarretar alterações bio-psico-sociais. Conhecendo este universo o educador contribui para a melhoria da qualidade de vida de seu aluno.

Relação Família e Escola: Vínculo Fundamental

Adriana de Melo Ramos Pedagoga, mestranda pela Faculdade de Educação-Unicamp

Deve-se compreender os conflitos escolares como oportunidades de aprendizagem dos valores e das regras e não como problemas a serem resolvidos ou situações a serem evitadas. O educador deve reconhecer quais estratégias de resolução de conflitos são coerentes para o desenvolvimento da autonomia de seu aluno.

A Importância do Brincar em Ambiente Hospitalar

Nina Mazzon
Arte Terapeuta
Brinquedoteca
Ayrton Senna
Centro Infantil Boldrini

O brincar favorece o desenvolvimento cognitivo e afetivo de toda criança, pois promove a socialização e o estabelecimento de relações significativas. Quando a criança é hospitalizada ela rompe com o seu cotidiano e passa a enfrentar uma realidade diferente. Trazer o brincar para esta realidade contribui de forma significativa para a adesão e aceitação do tratamento.

Manifestações Oculares do Câncer na Infância

Dra. Maristela Amaral Palazzi Oftalmologista
Centro Infantil Boldrini

Por meio da identificação precoce os educadores de creches e educação infantil podem contribuir no diagnóstico e até mesmo prevenir a deficiência visual e a cegueira causada por doenças oculares que se manifestam nos primeiros anos de vida da criança.

O Uso da Linguagem Descritiva para a Criança em Condição Especial de Saúde

Sandra Cristina Carina
Pedagoga Doutoranda Educação-Unicamp

Sempre que nos dirigimos a alguém transmitimos uma mensagem que influencia os sentimentos do receptor. A linguagem descritiva é fundamental para que o educador tenha uma comunicação efetiva criando elos e fortalecendo a auto-estima da criança em tratamento de saúde.

Escola: Investimento na Vida

Luciana Assunção R. S. Mello
Centro Infantil Boldrini

O movimento pela inclusão escolar se constitui em postura ativa de identificação das barreiras que as crianças em tratamento de saúde também encontram no acesso à educação, consolidando um novo paradigma de formação profissional do educador para a construção de uma escola aberta às diferenças.

Dra. Vitória Régia Pereira Pinheiro Hematologista
Centro Infantil Boldrini

O ambiente escolar deve adaptar-se as especificidades do paciente portador de doença crônica. A orientação específica à escola quanto ao tratamento de doenças hematológicas crônicas viabiliza a atenção integral ao aluno.

A Construção da Solidariedade em

Ambientes Escolares

A reflexão sobre os fatores afetivos determinantes das condutas infantis, muitas vezes consideradas pela escola como indisciplinadas, possibilita a construção do autoconhecimento e do valor de si através da manifestação dos sentimentos e assim garante também o respeito a sua intimidade.

Compromisso entre Hospital e Prefeitura

Maria Ivone Aranha
Assessora de Educação e Cidadania do Município de Campinas

A parceria entre a Secretaria Municipal Educação e o Setor Pedagógico do Centro Boldrini tem por objetivo manter o vínculo das crianças e adolescentes com a escola  de origem enquanto estão em tratamento médico, de acordo a Lei nº 1.044/69 que garante o trabalho de educadores com alunos em tratamento médico.

Parceria entre:
Pedagogia do Centro Infantil Boldrini e Assessoria de Educação e Cidadania