Vigilância Epidemiológica

Poliomielite (Paralisia Infantil)

 

O que é

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa que já teve sua erradicação no Brasil, causada por um vírus. 

Existem duas formas da doença: a abortiva, também conhecida como não paralítica, que é quando ocorre um quadro semelhante a uma Gripe leve ou uma perturbação gastrintestinal, onde a pessoa fica imunizada contra a mesma, e a realmente paralítica, ode observa-se uma rigidez na nuca e no dorso da pessoa. Neste caso ela só consegue sentar-se na cama apoiando-se nas palmas das mãos.

 

Modo de Transmissão

O vírus é altamente contagioso e é transmitido por contato fecal. As outras vias possíveis de transmissão são a água, o leite e o alimento contaminado diretamente e por moscas.

 

Duração da Doença

O período de incubação chega a ser de 7 a 14 dias, em casos de doença benigna, sem paralisia, de 3 a 5 dias.

 

Prevenção

A prevenção da poliomielite se faz através das diversas campanhas contra a Paralisia Infantil, que levaram ao desaparecimento desta doença. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de Erradicação da Poliomielite. Todos os indivíduos deverão tomar vacina polivalente, pois cada gota contém os três tipos de vírus juntos, que provocará a imunização permanentemente.

 

Retorna a página inicial sobre a Poliomielite

Retorna a Listagem de Doenças de Notificação Compulsória