PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
COORDENADORIA DE VIGILÂNCIA E SAÚDE AMBIENTAL

Av Anchieta, 200 Centro Campinas SP CEP 13015-904 fone: 2116-0187 fone/fax:2116-0186 

e-mail
covisa.ve@campinas.sp.gov.br 

INFORME LEPTOSPIROSE

Março de 2005

A leptospirose é uma doença de notificação compulsória que ocorre durante o ano todo, com maior incidência nos meses de verão, devido às chuvas, enchentes e ao fato de que as pessoas se expõem mais ao meio ambiente, facilitando o contato humano com urina de roedores contaminada com a bactéria. Quando analisamos os dados referentes ao município de Campinas nos últimos 20 anos podemos perceber uma tendência de aumento em sua incidência no final da década de noventa, isto pode se dever a fatores como melhorias no sistema de vigilância ou alterações no padrão de urbanização no município com áreas de ocupação irregular em várias regiões da cidade (Gráfico 1). 

A distribuição destes casos se dá por todo município sem tendência a concentração em nenhuma região da cidade (Gráfico 2). Quando analisamos a distribuição por faixa etária confirmamos a tendência observada na literatura de ser esta uma doença mais freqüente em adultos jovens (Gráfico 3). 

Dentre os fatores de risco associados à doença nos últimos 2 anos em nosso município podemos destacar a exposição à enchentes, rios, lixo e roedores (Gráfico 4). A distribuição dos casos durante o ano aponta para uma maior tendência à concentração destes casos no verão, o que pode estar  relacionado com a exposição maior aos fatores de risco apontados (Gráfico 5). Verificamos, ainda, uma defasagem entre o aumento dos casos confirmados e o aumento no número de notificações, o que pode significar que a preocupação dos profissionais com a doença só que acontece quando os casos confirmados da doença ganham a mídia. 

No tocante à letalidade por leptospirose, quando comparamos o município de Campinas com o estado de São Paulo, verificamos uma tendência de estabilidade no estado e uma irregularidade da diminuição da letalidade no município (Gráfico 6). Quanto à diminuição na letalidade no município, esta pode se dever à melhoria no sistema de atendimento com a identificação precoce de pacientes menos graves e tratamento adequado dos casos. Nos últimos 2 anos  a SMS – Campinas tem investido em treinamentos para diagnóstico, tratamento e controle desta doença. Consideramos pequena a possibilidade de sub-notificação de óbitos de pacientes com leptospirose, pois no município de Campinas os casos de óbito por doença febril ictero-hemorrágica indefinida são investigados. A irregularidade da letalidade no município pode se dever ao fato de que números pequenos são muito sensíveis a variações bruscas por fenômenos esporádicos. No ano de 2005 até o dia 28 de fevereiro já registramos 5 casos confirmados dentre 63 notificados no município. Encaminhamos anexo o Informe do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SES/SP) a respeito da leptospirose. Este documento traz as principais informações a respeito desta doença no que se diz respeito à clínica, terapêutica e medidas de controle.

Campinas, Março de 2005.

COVISA/VE-SMS-Campinas.

 

Leptospirose - coeficiente de incidência por 100.000 hab., Campinas/SP

Gráfico 1

 

Leptospirose - coeficiente de incidência por 100.000 habitantes segundo Distrito de residência, Campinas/SP


Gráfico 2

Fonte: SVE/SMS-Campinas

 

 

Leptospirose - casos confirmados segundo percentual por faixa etária, Campinas/SP


Gráfico3

Fonte: SVE/SMS-Campinas

 

 

Casos de Leptospirose associado a fatores de riscos 
Campinas, 2003-2004


Gráfico 4

Fonte: SVE/SMS COVISA-Campinas

 

Casos de Leptospirose Confirmados e Notificações Campinas, média 2003-2004


Gráfico 5

Fonte: SVE-SMS

 

Letalidade em Campinas e no Estado de SP


Gráfico 6

Fonte: SVE-SMS e CVE-SES