COMO O AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DO HOSPITAL MUNICIPAL DR.. MARIO GATTI PRESTA SERVIÇOS À COMUNIDADE

Objetivos e Metodologia

OBJETIVOS

  • Avaliar a prestação do serviço do Ambulatório de especialidades.

  • Identificar problemas levantados pelos usuários do serviço.

METODOLOGIA

1. Local e período de coleta de dados

A coleta de dados foi realizada no Ambulatório de Especialidades do HMMG no mês de Julho de 1999.

2. Amostra

A amostra constou de 100 pacientes que foram atendidos nas diversas especialidades do Ambulatório, sendo escolhidos aleatoriamente.

 

3. Coleta de dados

3.1 Instrumento para coleta de dados

Foi elaborado um questionário contendo oito perguntas fechadas e três perguntas abertas.

O instrumento aplicado aos pacientes constava das seguintes perguntas: “Como você foi encaminhado ao Ambulatório de Especialidades? Como foi o atendimento oferecido pelo guarda? Como foi o atendimento oferecido pela recepção? Como foi o atendimento oferecido pela enfermagem? Como foi o atendimento oferecido pelo médico? Qual o médico que você procurou? Para conseguir a vaga que você queria, quanto tempo demorou? No dia marcado para a consulta, o tempo que você esperou te deixou ... Como você se sentiu na sala de espera? Você foi orientado pelo médico ou pela enfermagem para entregar sua pasta e sua folha de atendimento na recepção após consulta? Dê suas sugestões para a melhoria do nosso serviço.”

3.2 Procedimento para coleta de dados

O método utilizado foi o preenchimento do questionário, mantendo-se o anonimato do respondente, com devolução imediata do mesmo para a equipe de enfermagem.

4. Análise dos Dados

Os dados foram analisados quantitativamente, em números absolutos e percentuais e dispostos em gráficos para melhor visualização dos resultados obtidos.

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Página atualizada em Setembro / 2001