Biblioteca

Galeria de Imagens - 2013

Busca:

Evento

Informações sobre as Fotos

Descrição

Confraternização DEVISA

Galeria_2013_12_001

 

Data do Evento: 12/2013

Nº de Fotos: 47

Categoria: Diversos

Crédito: Marconi Oliveira

Festa de confraternização da equipe da Vigilância em Saúde de Campinas.

Simulação do Plano de Contingência de Atendimentos a Desastres com Múltiplas Vítimas

Galeria_2013_12_002s

 

Data do Evento: 12/12/2013

Nº de Fotos: 45

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Crédito: SAMU 192 Campinas

Os Hospitais Dr. Mario Gatti e HC Unicamp participaram do SIMULADO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DE ATENDIMENTO A DESASTRES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS, promovido pela Coordenação do SAMU 192 CAMPINAS, Secretaria Municipal de Saúde, tendo como cena, uma situação com múltiplas num Campo de Futebol, sendo usado o Estádio do Guarani F. Clube.

Diante da superlotação diária de todos os Hospitais praticamente em todo o país, não seria diferente em Campinas e os Hospitais precisam estar preparados para uma situação de múltiplas vítimas. 

O aumento do Aeroporto Viracopos que passará de 20 milhões de pessoas ano, passará para 65 milhões o que certamente causará um impacto muito importante em Campinas e certamente terá reflexo na área de urgência da cidade. Temos várias empresas com produtos perigosos, radioativos e até nucleares em nossa região além das várias rodovias que cortam a cidade.

Com estes vários fatores, os Hospitais precisam certamente estar se organizando e construindo PLANOS DE CONTINGÊNCIA INTRA-HOSPITALAR PARA ATENDIMENTO A DESASTRES, que determinará desde o remanejamento dos pacientes já existentes para outros locais, liberando o Pronto Socorro para o recebimento das vítimas assim como organizar o acionamento do Laboratório, do Banco de Sangue, da lavanderia, da farmácia, cancelamento das cirurgias, acionamento de mais equipes, enfim, uma série de condutas que contemplem todas as necessidades para os atendimentos de todos os pacientes encaminhados aos hospitais.

A Coordenação de Urgência e Emergência Municipal de Campinas, iniciou este trabalho com a participação inicialmente com o Hospital Mario Gatti, posteriormente com o HC Unicamp, e no ano de 2014, estaremos articulando com todos os demais Hospitais (Hospital e Maternidade Dr. Celso Pierro - PUCC e Complexo Hospitalar Ouro Verde para a construção do Plano de Contingência em cada um deles.

Esse momento é uma nova fase dentro da Urgência onde começamos a trabalhar também dentro dos Hospitais.

Parabéns aos Coordenadores e demais profissionais que se empenharam para realizar as Normas necessárias para este Plano e também se mobilizaram, se mostraram comprometidos com a atividade desenvolvida, atuando de forma realística nos atendimentos aos alunos das escolas que participaram como vítimas. 

Simulado em Campo de Futebol - Preparação

Galeria_2013_12_001s

 

Data do Evento: 11/12/2013

Nº de Fotos: 13

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Crédito: SAMU 192 Campinas

Simulado do Plano de Contingência Municipal de Desastres com Múltiplas Vítimas, tendo como situação um campo de futebol - avaliação preparatória.

Lançamento do Boletim SISNOV nº 07

Galeria_2013_11_001

Data do Evento: 26/11/2013

Nº de Fotos: 12

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

 

O SISNOV – Sistema de Notificação de Violências em Campinas vem registrando casos de violência que são de notificação compulsória (Contra as mulheres, crianças e adolescentes,
Idosos e violência sexual para ambos os sexos e todas as idades) do tipo interpessoal, intrafamiliar ou urbana/comunitária, e violência autoprovocada (tentativa de suicídio)
entre outras, atendidos pela rede municipal de enfrentamento às violências desde 2005.

Clique aqui para acessar o Boletim do SISNOV nº 07

 

Coordenador do SAMU recebe Diploma de Mérito Médico na Câmara

Galeria_2013_10_001s

 

Data do Evento: 10/2013

Nº de Fotos: 13

Categoria: Eventos

Crédito: SAMU 192 Campinas

O Dr. José Roberto Hansen, coordenador do SAMU 192 Campinas recebeu homenagens na Câmara Municipal de Campinas, na cerimônia de entrega do Diploma de Mérito Médico pelos serviços prestados à comunidade campineira.

Feira de Ciências e Tecnologia

Galeria_2013_10_001

Data do Evento: 20 a 27/10/2013

Nº de Fotos: 143

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 em Campinas teve uma mostra da tecnologia de ponta que é produzida na cidade nos dias 20 á 27 de outubro na Lagoa do Taquaral. Apresentou uma programação voltada para a divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à ciência, à saúde e ao esporte.

A Vigilância em Saúde participou com os  agentes ambientais de controle da dengue , que expuseram suas maquetes e materiais de orientação para o controle do mosquito. E a equipe do CCZ  que expôs seu acervo de animais peçonhentos e ofereceu orientações sobre controle e prevenção.

A semana teve a visita de muitas escolas da cidade, com aproximadamente 5.000 visitantes   por dia.

Novos funcionários do SAMU 192 Campinas são treinados

Galeria_2013_09_006s

 

Data do Evento: 09/2013

Nº de Fotos: 13

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Crédito: SAMU 192 Campinas

A Coordenação do SAMU 192 Campinas realizou o treinamento de todos os profissionais novos que ingressaram pelo concurso público. 

Motorista e técnicos de enfermagem passaram por treinamos teórico práticos de situações de urgência. 

Durante um atendimento, deve ser sempre reforçado que é uma equipe que está atendendo. 

Cada um tem sua responsabilidade em sua função, mas durante o atendimento todos devem estar focados no paciente.

SAMU Campinas mostra sua experiência com Metalyse

Galeria_2013_09_005s

 

Data do Evento: 28/09/2013 à 02/10/2013

Nº de Fotos: 26

Categoria: Eventos

Crédito: SAMU 192 Campinas

O SAMU 192 Campinas esteve presente no 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia que esta acontecendo nos dias 28 de setembro a 02 de outubro no Rio de Janeiro, Riocentro, Barra da Tijuca, apresentando a sua experiência com o uso de trombolítico no atendimento do infarto do miocárdio. 

Foi apresentado pelo coordenador do SAMU 192 Campinas, Dr. José Roberto Hansen, um resumo dos trabalhos iniciando com o Alerta AVC e posteriormente com o uso do Metalyse , nossas diversas capacitações, o trabalho internacional stream mostrando a relação entre cateterismo primário e trombrólise pré hospitalar, com uma série de dados estatísticos, com importantes informações e situações, sendo motivo de reflexões importantes entre os participantes. 

O tempo de atendimento e transporte em cidades menores ultrapassam o tempo de 3 horas, chegando a muitas delas ultrapassar 8 horas de transporte até um serviço cardiológico, a falta de capacitação aos profissionais do SAMU, serviços de urgência e rede básica.

O SAMU 192 Campinas mais uma vez se sobressaiu diante na realidade brasileira.

Conversas sobre Mobilidade Urbana. Tema: Gentilezas Urbanas

Galeria_2013_09_003

Data do Evento: 26/09/2013

Nº de Fotos: 75

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Com a participação da Drª Naoko Silveira, técnica do Devisa/SMS e coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção à Saúde e Cultura de Paz. Paulo Cardoso, dentista do CS Boa Vista e a enfermeira  Merian Munhoz Lopes coordenadora do CS Anchieta.

Confira as fotos do evento.

Caso dos Óbitos após exames de Ressonância Magnética no Hospital Vera Cruz em janeiro de 2013 - ações realizadas e desafios

Galeria_2013_09_002

Data do Evento: 27/09/2013

Nº de Fotos: 60

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Superação: O evento realizado no dia 27/09/2013 evidenciou o excelente desempenho das equipes de vigilância em saúde e de todas as instituições públicas que investigaram o caso. Foi um momento marcante com o reconhecimento e celebração do empenho de todos.

Desafios: Os resultados e as conclusões da investigação destes óbitos servem como evento sentinela para todos os serviços de saúde: atenção básica, urgência-emergência, serviços diagnósticos e hospitalares, demonstrando o risco para os usuários do serviço e para os profissionais de saúde submetidos a frágeis processos de trabalho.

Qualificação: Com base nas evidências, a vigilância em saúde revê sua atuação e elabora propostas a serem desenvolvidas, em breve, com os serviços de saúde públicos e privados.

Confira as fotos.

SAMU 192 Campinas promove Capacitação em Cardiologia

Galeria_2013_09_004s

 

Data do Evento: 21/09/2013

Nº de Fotos: 27

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Crédito: SAMU 192 Campinas

O SAMU 192 CAMPINAS realizou em parceria uma Capacitação em Cardiologia com vários temas relacionados a Urgência e emergência.

Esse treinamento está sendo realizado 1 vez ao ano aos profissionais Médicos e enfermeiros do SAMU 192 CAMPINAS, Prontos Atendimentos de Campinas e também a cidades que estarão compondo o SAMU REGIONAL DE CAMPINAS.

O Curso tem abordagem teórico-prática em cardiologia, priorizando Paradas, Ressucitação e Arritmias com as ultimas atualizações da America Heart Association.

Gostaria de parabenizar e agradecer aos participantes que se disponibilizaram a fazer o treinamento, pois somente com atitudes pró ativas é que conseguimos efetivamente melhorar a formação dos profissionais na identificação e tratamento de emergências cardiológicas.

Fica agora a responsabilidade dos que participaram em serem os duplicadores aos demais profissionais, os protocolos e atualizações para que todos tenham condição de oferecer aos pacientes, o atendimento mais adequado a sua necessidade.

O curso foi de ótimo resultado sendo oferecido aos participantes um ambiente adequado, agradável nas salas do Hotel Vitória em Campinas com cofffe break e almoço.

SAMU 192 Campinas e o novo Aeroporto

Galeria_2013_09_003s

 

Data do Evento: 21/09/2013

Nº de Fotos: 08

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

O SAMU 192 campinas participou de reunião na estruturação das situações de emergência com o Aeroporto de Viracopos sob gestão de Aeroportos Brasil.

Estão acontecendo várias reuniões com órgãos municipais e a empresa que gerencia o Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas, a Aeroportos Brasil, envolvendo a problemática no crescimento deste novo aeroporto.

A construção está acontecendo a todo vapor, com previsão de entrega em maio de 2014 com hora marcada.

Diante deste novo mega aeroporto, o maior aeroporto do Brasil, cerca de 65 milhões de pessoas por ano passarão por ele e certamente trarão crescimento importante para campinas e todas as cidades da região e como consequência também muitas situações indesejadas.

Nestas reuniões cada órgão aponta suas preocupações e o SAMU 192 Campinas, sob a coordenação do Dr. José Roberto Hansen, participa apontando os potenciais riscos de acidentes e tentando organizar estruturalmente, melhorias nos atendimentos de urgência e emergência pré hospitalar, suas parcerias, seus hospitais assim como a própria estrutura do aeroporto e oferecer mais recursos nestes atendimentos.

As reuniões estão acontecendo com frequência e é muito importante a participação do Coordenador do SAMU, que está sendo por decreto, o representante da saúde nestas discussões.

SAMU 192 Campinas apoia trabalho para diminuição de acidentes

Galeria_2013_09_002s

 

Data do Evento: 20/09/2013

Nº de Fotos: 09

Categoria: Eventos

Crédito: SAMU 192 Campinas

A situação de acidentes de transito envolvendo carros e motocicletas, atropelamentos, chega a ser corriqueira no município.

Essas cenas foram usadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para uma ação educativa de conscientização de pedestres, motociclistas e motoristas, sobre os índices de acidentalidade com a participação do SAMU 192 CAMPINAS, onde equipes realizam a simulação do atendimento as vítimas.

A atividade integra as ações da Semana Municipal do Trânsito (Semutran) de 2013 e desde o início deste projeto, o SAMU participa destas atividades.

O enfermeiro do SAMU que atua no serviço de motolância, Lissandro Luis da Silva, convive diariamente com atendimentos reais. “São vítimas jovens, em idade produtiva. Se o acidente demorou um segundo para acontecer, a vítima pode levar seis meses, dois anos para se recuperar. Por isso é importante a conscientização”

“Causa impacto. A gente olha e pensa que tem acidente grave”. A sensação do ajudante de serviços gerais Antonio Francisco Rodrigues, 43 anos, foi compartilhada por diversas pessoas que passaram na manhã desta sexta-feira, dia 20 de setembro, pela Avenida John Boyd Dunlop, na altura do Balão do Londres.

Durante a simulação do acidente, educadores da EMDEC, abordaram quem passou pelo local. Houve distribuição de panfletos educativos. “Nosso principal objetivo é conscientizar. Mostrar os riscos, principalmente da combinação perigosa e, muitas vezes letal, entre álcool e direção”.

Essa participação é importante, pois certamente causa motivo de reflexão sobre as consequências dos acidentes de transito.

Parabéns aos profissionais do SAMU 192 CAMPINAS durante as simulações.

Acidente com 33 vítimas - SAMU 192 Campinas presente com 10 viaturas

Galeria_2013_09_001s

 

Data do Evento: 19/09/2013

Nº de Fotos: 39

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

Acidente na Av. Lix da Cunha no dia 19 de setembro de 2013 por volta das 13:50h quando um Ônibus foi fechado por um carro e ao desviar, bateu numa árvore e em seguida a um muro causando ferimentos em 33 passageiros. A cinemática do trauma poderia ter consequências bem mais graves e por sorte as lesões foram de média e baixa complexidade.

Foram deslocadas 10 Viaturas do SAMU 192 CAMPINAS, o Veículo Especial de Desastre. O Corpo de Bombeiro deslocou 4 unidades além do GRAU e o Helicóptero Águia.

Dos atendimentos, 03 foram encaminhados para a UNICAMP de helicóptero que tinham lesões mais graves. Os demais foram transferidos por terra nas ambulâncias aos Hospitais Mario Gatti, PUCC, PA Ouro Verde, PA São José e PA Campo Grande.

Esse trabalho foi elogiado pelo eficiente trabalho, desde a triagem das vítimas e regulação local encaminhando os pacientes aos diversos serviços de saúde, sempre obedecendo a prioridade quanto a gravidade dos casos

Essa rapidez se faz pelos recursos existentes do SAMU 192 CAMPINAS, Serviços de Saúde de Urgência, Corpo de Bombeiros, GRAU, Defesa Civil, EMDEC e principalmente pelos constantes treinamentos em Simulados que realizamos durante anos, onde temos como consequência, o reconhecimento entre os Órgãos e o respeito do limite de cada um.

São praticamente 13 anos de treinamentos em Simulados com várias cenas diferentes, onde pelo menos, numa situação real, reconheceremos algumas das dificuldades daquele tipo de acidente.

Parabéns a todos os profissionais empenhados neste atendimento, e o sucesso dependeu exclusivamente da atitude uniforme e qualifica do grupo.

2ª Turma de Capacitação em Imunização para Profissionais que atuam em Sala de Vacina

Galeria_2013_09_001

 

Data do Evento: 05/09/2013

Nº de Fotos: 44

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Dia 05/09/2013 a VISA Noroeste iniciou a  2ª turma de “Capacitação em Imunização para Profissionais que atuam em Sala de Vacina” .

A proposta é capacitar 60 profissionais da Enfermagem da rede Noroeste que atuam na Sala de Vacina.

Confira as fotos.

Capacitação Pedagógica da Vigilância em Saúde

Galeria_2013_08_001

 

Data do Evento: 15/08/2013

Nº de Fotos: 16

Categoria: Treinamento e Capacitações

Crédito: DEVISA

 

SAMU no 16º aniversário da Guarda Municipal

Galeria_2013_07_001s

 

Data do Evento: 21/07/2013

Nº de Fotos: 16

Categoria: Eventos

Crédito: SAMU 192 Campinas

Homenagem aos guardas e outras autoridades e civis que auxiliam as ações da guarda municipal, dentre eles o Coordenador do SAMU 192 campinas - Dr. José Roberto Hansen, que recebeu o Diploma de Amigo da Guarda Municipal.

SAMU presente na Reinauguração do PA Anchieta

Galeria_2013_07_002s

 

Data do Evento: 12/07/2013

Nº de Fotos: 18

Categoria: Eventos

Crédito: SAMU 192 Campinas

O PA Anchieta esta em situação precária e foi fechado para uma rápida reforma e readequação de suas estruturas.

Pintura, adequações elétricas e hidráulicas, limpeza, paisagismo, novos equipamentos foram algumas das ações tomadas dentro do prazo de 30 dias.

Durante esse mês, os atendimentos de emergência forma realizados no Centro de Saúde Anchieta.

O SAMU 192 CAMPINAS foi um serviço importante dentro deste processo, pois todos os pacientes atendidos na região foram transferidos para outros serviços de pronto Atendimento assim como os exames radiológicos para diagnóstico nas urgências não puderam também ser realizadas nesta unidade e também foram transferidos aos outros serviços.

Além da priorização pelo SAMU nos casos de emergência no centro de Saúde Anchieta e região.

Certamente a reforma melhora a ambiência e que como consequência repercute aos profissionais e aos usuários.

O Prefeito de Campinas Jonas Donizette foi muito importante, pois facilitou e incentivou a necessidade dessa reforma, diante de uma visita que havia feito no inicio de sua gestão.

Agentes de Controle Ambiental e Agentes de Apoio ao Controle Ambiental participam do Lixo Tour

Galeria_2013_07_001

 

Data do Evento: 07/2013

Nº de Fotos: 13

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Agentes de Controle Ambiental –  ACA e Agentes de Apoio ao Controle Ambiental- AACA das Visa  Noroeste,  Leste e Sudoeste  e profissionais da Secretaria do Verde e Sustentabilidade participam do  Lixo Tour .

O Programa “Lixo-Tour” compõe-se de palestras e visitas monitoradas nos aterros Pirelli (em recuperação ambiental), Santa Bárbara (em recuperação ambiental) e Delta A (em operação); ao Sistema de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (microondas); à Usina de Reciclagem de Materiais (entulho); ao Sistema de Compostagem dos resíduos orgânicos e dos resíduos vegetais; e à uma Cooperativa de Triagem de materiais recicláveis.

Seminário Municipal sobre Influenza

Galeria_2013_06_005

 

Data do Evento: 11/06/2013

Nº de Fotos: 47

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Seminário Municipal sobre Influenza que  aconteceu na semana passada (11 /06/2013) foi um sucesso.

Tivemos a participação de aproximadamente 200 profissionais da rede SUS e serviços  privados.

Confira a fotos do evento.

Semana do Meio Ambiente: 5ª Marcha "Sousas e Joaquim Egídio festejam o Planeta Terra e o Meio Ambiente"

Galeria_2013_06_004

 

Data do Evento: 07/06/2013

Nº de Fotos: 67

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

 

Promovida pela  Rede Intersetorial da Região Leste de Campinas,  constituída por várias  instituições governamentais e ONGs: Centro Comunitário Irmão André – CECOIA, CEMEI Alexandre Sartori Faria, Creche Gustavo Marcondes, EMEF Ângela Cury Zákia, EMEI Zuleica Novaes, EE Dr. Tomás Alves, EE Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, EE Francisco Barreto Leme, Escola Aberta, Associação CornéliaM.E.V.H. ,Vlieg, Associação Presbiteriana de Sousas – APAS, Centro de Convivência Casa dos Sonhos, Centros de Saúde de Sousas e Joaquim Egídio, Distrito de Assistência Social – DAS Leste, Distrito de Saúde Leste, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio, Desenrola Brasil, Rumo.

Semana do Meio Ambiente: Exibição do Vídeo "Catadores encantadores" - Salão Vermelho do Paço Municipal

Galeria_2013_06_003

 

Data do Evento: 06/06/2013

Nº de Fotos: 58

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

 

Sensibilização sobre riscos das atividades que envolvem a triagem de resíduos e cuidados necessários para proteção à Saúde ao Ambiente.

O vídeo  Catadores Encantadores apresenta o trabalho de educação e cuidado em saúde  junto aos catadores informais de lixo, desenvolvido pelas  equipes de controle ambiental, que atuam diretamente no controle do Aedes aegypti, técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde   pelos  profissionais das equipes de Saúde da Família. Traz relatos  dos diferentes atores envolvidos sobre suas experiências e o impacto  na suas práticas profissionais e nas suas vidas.  O projeto foi premiado na 9ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada em 2009. 

 

Semana do Meio Ambiente: 2ª Mostra de Vigilância em Saúde Ambiental no saguão do Paço Municipal

Galeria_2013_06_002

 

Data do Evento: 05/06/2013

Nº de Fotos: 15

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

 

Exibição de banners sobre as ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde Ambiental .

Exposição de pragas urbanas e animais da fauna sinantrópica.

Exibição da maquete das bacias hidrográficas produzidas pela Secretaria do Verde.

 

Semana do Meio Ambiente: Cooperativa de Reciclagem - uma abordagem sobre Saúde e Ambiente no contexto da CEASA

Galeria_2013_06_001

 

Data do Evento: 04/06/2013

Nº de Fotos: 37

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

 

Sensibilização sobre riscos das atividades que envolvem a triagem de resíduos e cuidados necessários para proteção à Saúde e ao Ambiente.

Contou com a participação de  cooperados, funcionários  de limpeza, profissionais do ambulatório do CEASA e agentes de controle ambiental e agentes de apoio de controle ambiental da VISA NORTE.

Lançamento do Projeto Vida no Trânsito e do Observatório do Trânsito em Campinas

Galeria_2013_05_002

Data do Evento: 14/05/2013

Nº de Fotos: 9

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

 

O “Vida no Trânsito” pretende através da atuação local nos focos prioritários relacionados a fatores de risco, informação e atenção às vítimas, subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.
Estiveram presentes, a Marta Maria da Silva (Martinha), da Coordenadoria Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CGDANT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS) e a Rita do Ministério das Cidades que conjuntamente com os Secretários da Saúde, Dr Carmino e da EMDEC/Transportes, Sérgio Benassi coordenaram a reunião com a presença de autoridades e técnicos de várias secretarias e instituições como Bombeiros, Polícia Civil.

Apresentação da Pesquisa: Preenchimento da Notificação Compulsória em Serviços de Saúde que atendem mulheres que sofrem violência sexual

Galeria_2013_05_001

 

Data do Evento: 14/05/2013

Nº de Fotos: 21

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Participaram profissionais da rede de atendimento dos serviços, da coordenação e técnicos de apoio, cerca de 30 pessoas, das Secretarias de Saúde, da Assistência Social e da Educação.

Foi realizada avaliação quantitativa e qualitativa da notificação de violência sexual em mulheres através de entrevistas aos profissionais e estas informações foram confrontadas com as notificações do SINAN, em municípios do Estado de São Paulo.
Dos resultados, cerca de 30% dos profissionais entendem que a notificação é um importante instrumento que pode ajudar nas políticas públicas para melhoria da condição delas, isto reforça a consciência e dá significado à notificação!

Confira as fotos do evento na Galeria.

Profissionais do SAMU participam de reunião de médicos da Rede com o Secretário Municipal de Saúde

Galeria_2013_05_003

Data do Evento: 03/05/2013

Nº de Fotos: 01

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

Os médicos da rede municipal de saúde se reuniram com o Secretário Municipal de Saúde para discutir as dificuldades de trabalho, onde profissionais do SAMU 192 Campinas se fizeram presentes.

SAMU 192 Campinas participa de Reunião da Câmara Técnico-Hospitalar sobre a dificuldade de leitos

Galeria_2013_04_001

Data do Evento: 03/04/2013

Nº de Fotos: 08

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

O SAMU esteve presente na reunião que tinha por finalidade avaliar as razões e soluções para a dificuldade de leitos para internação na rede municipal de saúde.

Inauguração de novas instalações do SAMU

Galeria_2013_03_002s

Data do Evento: 19/03/2013

Nº de Fotos: 05

Categoria: Eventos

Crédito: SAMU 192 Campinas

 

O reitor Fernando Ferreira Costa inaugurou na tarde de terça-feira (19), no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), as novas instalações para operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ligado ao Ministério da Saúde, o SAMU realiza, 24 horas, o atendimento de urgência e emergência em saúde no país. 
As melhorias integram amplo projeto de reforma e revitalização do GMU. As obras, executadas em etapas, objetivam deixar o espaço em condições adequadas para grandes eventos esportivos nacionais e internacionais
Presente na inauguração, o médico José Roberto Hansen, coordenador do SAMU em Campinas, salientou a importância de um espaço exclusivo e adequado para atendimento de urgência ao público. O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, agradeceu, por sua vez, o apoio da equipe do SAMU e adiantou que o espaço poderá, inclusive, servir para a realização de simulados. “Quem sabe o SAMU não pode até fazer trabalhos de formação com nossos alunos da enfermagem”, sugeriu o pró-reitor.

Oficina SAD - Hospital Ouro Verde

Galeria_2013_03_003

Data do Evento: 07/03/2013

Nº de Fotos: 48

Categoria: Diversos

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

Oficina da área do Serviço de Atenção Domiciiar realizada no dia 07/03/2013 nas instalações do Complexo Hospitalar Ouro Verde.

SAMU 192 Campinas participa de reunião com SAD para avaliar necessidades e apoio

Galeria_2013_03_004

Data do Evento: 05/03/2013

Nº de Fotos: 03

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

O coordenador do SAMU 192 Campinas, José Roberto Hansen, participou da reunião com o SAD - Serviço de Assistência Domiciliar para conhecer melhor as necessidades deste serviço e mostrar quais as iniciativas de apoio que poderiam ser prestadas pelo SAMU 192 Campinas.

Campinas participa do Programa de Valorização da Atenção Básica - PROVAB

Galeria_2013_03_002

Data do Evento: 04 e 05/03/2013

Nº de Fotos: 6

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

Campinas se credenciou para participar e a partir do dia 1º de março conta com doze médicos que aderiram ao Programa. Nos dias 4 e 5 de março foi realizado, pela equipe do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde - CETS, o acolhimento destes profissionais.

No dia 6 de março, eles passaram por uma capacitação na área da Vigilância Epidemiológica e serão recebidos em suas respectivas Unidades Básicas no dia 8 de março, onde estarão compondo a equipe por um ano.

Reunião da Urgência e Emergência com Hospitais Públicos e Privados

Galeria_2013_03_001s

Data do Evento: 03/03/2013

Nº de Fotos: 04

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

Reunião com hospitais públicos e privados, discutindo a situação da sazonalidade das doenças respiratórias e as consequências na rede de atendimento. Também discutidas alternativas, ações para os próximos anos e a necessidade de leitos secundários para suporte da rede de urgência e emergência.

INSS Campinas é o Primeiro a Capacitar para o Atendimento às Vítimas de Violência de Gênero

Galeria_2013_03_001

Data do Evento: 01/03/2013

Nº de Fotos: 32

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

O município de Campinas promoveu o 1º Encontro sobre Violência de Gênero com os funcionários e gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Campinas. Este encontro ocorreu no dia 1º de março na sede do INSS de Campinas e contou com a presença de especialistas no tema e a participação de aproximadamente 70 funcionários do INSS de Campinas e região. Foram abordados conceitos, legislação e medidas de enfrentamento da violência de gênero.

Atualização em Dengue, Síndromes Febris Hemorrágicas e Sepse

Galeria_2013_02_005

Data do Evento: 21/02/2013

Nº de Fotos: 18

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

Aconteceu no dia 21/02, no salão vermelho da Prefeitura, a Atualização em Dengue, Síndromes Febris Hemorrágicas e Sepse.

A Abertura foi feita pelo Secretário de Saúde Dr. Cármino Antônio de Souza que deu as boas vinda para um auditório lotado de médicos, enfermeiros e profissionais da área da saúde.

Primeira reunião da Equipe da Vigilância de Produtos após mudança no modelo de trabalho

Galeria_2013_02_004

Data do Evento: 22/01/2013

Nº de Fotos: 94

Categoria: Serviços e Atividades

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

A Vigilância Sanitária vem se preparando desde o ano passado para mudar o modelo de trabalho. Após vários encontros e seminário, a equipe chegou a um consenso de concentrar algumas atividades de segmentos específicos da Vigilância.

No dia 22 de janeiro ocorreu a primeira reunião da equipe de produtos de interesse para a saúde que envolve medicamentos, correlatos, cosméticos e saneantes.

O local escolhido foi a Vila Antiga, um espaço desenvolvido pela Fundação Douglas Andreani em parceria com a Secretaria de Educação de Campinas, cheio de paisagens bonitas para contemplar nos intervalos da reunião.

Linha de Cuidado à Gestante e Puérpera do Centro de Saúde São Cristóvão

Galeria_2013_02_003

Data do Evento: fevereiro/2013

Nº de Fotos: 16

Categoria: Serviços e Atividades

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

A equipe do Centro de Saúde São Cristóvão está implantando a linha do cuidado da gestante e puérpera. A Unidade de Saúde foi escolhida como piloto no município de Campinas para implantação de uma estratégia que propõe qualificar as ações da rede cegonha. Esta ação foi pactuada “na Região Metropolitana de Campinas, composta de 19 municípios, entre prefeitos e secretários de saúde que estabelece parceria com NEEP e SES para formação de facilitadores.

O objetivo do projeto é facilitar a implantação da linha de cuidado da gestante e puérpera, a partir das unidades da APS (Atenção Primária à Saúde)”. O desejo da equipe, ao repensar todo o seu processo de trabalho, é de garantir e “ oferecer um atendimento mais humanizado e qualificado” às mulheres durante a gestação e o puerpério.

O apoio à equipe multiprofissional do Centro de Saúde vem sendo realizado por diferentes atores da Secretaria de Saúde de Campinas.

Apoiadores do Ministério da Saúde apresentaram mapeamento da Atenção Básica de Campinas

Galeria_2013_02_002

Data do Evento: 19/02/2013

Nº de Fotos: 46

Categoria: Diversos

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

Alexandre Teixeira Trino, Apoiador Institucional do Ministério da Saúde e Luciana Surjus, apoiadora de Saúde Mental da Coordenação Nacional, estiveram em Campinas à convite do Departamento de Saúde da Secretaria da Saúde do município (SMS) para uma reunião com gestores e apoiadores. No período da manhã, os convidados apresentaram um mapeamento de todos os programas da Atenção Básica que a SMS vem desenvolvendo no município, o que foi contratado com o Ministério da Saúde e qual o potencial de ampliação dos programas, tais como: Equipe da Saúde da Família, Saúde Bucal, NASF, Consultório na Rua, Equipe de Atenção Domiciliar, entre outros. Na parte da tarde, estiveram presentes Coordenadores de Unidades e Apoiadores para discutir os resultados da avaliação externa do PMAQ-AB.

Making off do vídeo - "SADA - Aprender na Escola e na Vida"

Galeria_2013_02_001

Data do Evento: 18/06/2012

Nº de Fotos: 70

Categoria: Serviços e Atividades

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

O Núcleo de Comunicação e o Serviço de Atenção à Dificuldade de Aprendizagem - SADA - produziram um vídeo que narra a história do serviço, desde seu início em 1983, dando origem ao Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, até hoje. Relata através dos depoimentos dos profissionais e usuários os conceitos que sustentam esta nova clínica relacionada às dificuldades de aprendizagem, que é transversal e produzida em rede.

Veja o vídeo com o making off da realização deste vídeo.

Lançamento do Vídeo - "SADA - Aprender na Escola e na Vida"

Galeria_2013_01_002

Data do Evento: 18/12/2012

Nº de Fotos: 25

Categoria: Serviços e Atividades

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

Reunião da Rede Municipal da Criança e do Adolescente, dia 18/12/2012, onde foi lançado o vídeo "SADA - Aprender na Escola e na Vida".

O Núcleo de Comunicação e o Serviço de Atenção à Dificuldade de Aprendizagem – SADA – produziram um vídeo que narra a história do serviço, desde seu início em 1983, dando origem ao Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, até hoje.

O vídeo relata através dos depoimentos dos profissionais e usuários os conceitos que sustentam esta nova clínica relacionada às dificuldades de aprendizagem, que é transversal e produzida em rede.

Secretário de Saúde participa de reunião na Urgência

Galeria_2013_01_001s

Data do Evento: 24/01/2013

Nº de Fotos: 04

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

Uma das primeiras ações realizadas pelo coordenador do SAMU e Coordenador de Urgência e Emergência municipal foi realizar uma reunião com o novo Secretário de Saúde - Dr. Carmino Antonio de Souza com os coordenadores dos serviços de pronto-atendimentos, SAMU e Hospital Mário Gatti, para avaliar a situação da falta de médicos e demais categorias que efetivamente causam um grande número de horas extras, assim como dificultam a composição das escalas para os atendimentos de urgência e emergência.

Como propostas estão às realizações de concurso público, processo seletivo para médicos e o chamamento dos demais profissionais.

O processo deve obedecer à legislação, obedecendo aos prazos.

Solicitou paciência e trabalho, pois são muitas as necessidades e todo o processo dependerá de tempo.

Sucesso na abordagem aos tabagistas no Centro de Saúde Vila Ipê

Galeria_2013_01_001

Data do Evento: 10/01/2013

Nº de Fotos: 16

Categoria: Serviços e Atividades

Crédito: Núcleo de Comunicação da SMS

O Núcleo de Comunicação visitou o Centro de Saúde Vila Ipê para conhecer como funciona o Grupo de Abordagem Intensiva ao Tabagista.

Foram entrevistados Klenio de Oliveira Bonfim, enfermeiro, Maria Cecília de Souza Vasconcelos Queiroz, médica e Genilene Castro, dentista do Centro de Saúde Vila Ipê.

Qualquer pessoa pode participar do grupo, que acontece toda Terça-feira às 18:00h no Centro de Saúde Vila Ipê. Quem decidir juntar-se ao grupo, com certeza, melhorará a qualidade de vida e também terá uma emocionante história para contar…

Endereço do Centro de Saúde Vila Ipê: Rua Synira de Arruda Valente, 1400 - Jardim das Oliveiras Telefones: (19)3276-9541 / 3279-2161 / 3776-0461

Voltar para a Galeria de Imagens

Voltar para a Biblioteca